Notícia

Sul de Minas tem inscrição para mutirão de conciliações familiares

Inscrições para Mutirão das Famílias podem ser feitas até 28 de fevereiro, na Defensoria Pública de Minas Gerais.

Nayara Andery / 06 fevereiro 2023

Foto Defensoria Pública de Minas Gerais.

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) abriu inscrições para o Mutirão das Famílias, em 51 municípios. O mutirão visa a conciliação de conflitos familiares relacionados ao Direito da Família. As inscrições terminam em 28 de fevereiro e três municípios sul mineiros participam.

Podem se inscrever pessoas de baixa renda, que precisam de atendimento jurídico gratuito. O mutirão é voltado para reconhecimento e dissolução de união estável, divórcio, guarda de filhos, alimentos, investigação de paternidade, entre outros da área familiar.

Com o Mutirão das Famílias é possível priorizar a solução de conflitos sem a necessidade de processo judicial. Segundo a DPMG, isso contribui “para a conciliação e incentivando os envolvidos a participarem ativamente das decisões que envolvam sua família”.

As cidades que recebem a ação no Sul de Minas são Camanducaia, Monte Sião e Pouso Alegre. Nesses locais a inscrição deve ser feita presencialmente na DPMG. O mutirão será realizado de 13 a 17 de março e a expectativa é de realizar 1,5 mil sessões de conciliação em todo o estado.

Confira os horários e endereços para inscrições no Sul de Minas:

  • Camanducaia:  Rua Bento Escobar, 104, Centro. Atendimento de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.
  • Monte Sião: Rua Antonio Gotardelo Sobrinho, nº 310/B, Pq. Dona Antonieta. Funciona na terça-feira de 13h às 16h, quarta-feira de 13h às 17 h e na quinta-feira de 13h às 15h.
  • Pouso Alegre: Av. Prefeito Olavo Gomes de Oliveira, nº 2.810, bairro Santa Rita. Atende de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

A lista de cidades segue em atualização, aponta a DPMG. Para ter acesso é só acessar o site da defensoria estadual. A ação realizada em 2022 realizou 2311 conciliações em 42 sedes da Defensoria Pública. O resultado foi de 66% desses atendimentos convertidos em acordo entre as partes.

O Mutirão das Famílias começou em 2015, em Uberlândia e atendeu 8.161 pessoas até 2021. Em 2022 ele se expandiu de forma simultânea com atendimentos em diferentes regiões do estado.

Mais Lidas