Notícia

Após três dias, BR-459 é liberada na serra de Senador José Bento

Mais de 100 caminhões de terra foram retirados do local desde que os trabalhos de limpeza começaram na segunda; é preciso atenção no trecho

Iago Almeida / 11 janeiro 2023

O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) liberou, nesta quarta-feira (11/01), o trecho da BR-459, em Senador José Bento, que estava interditado desde domingo (08/01) devido a um deslizamento de terra. Foram três dias de trabalho no trecho até a liberação.

Equipes da Defesa Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal estavam atuando no trecho desde a tarde de segunda-feira (09/01); foram retirados mais de 100 caminhões de terra do local.

Entretanto, ainda é possível ter atenção para transitar no trecho, uma vez que há riscos de novos deslizamentos de terra na serra, uma vez que as chuvas estão intensas desde o fim de 2022.

Enquanto havia interdição, os motoristas estavam precisando usar uma rota alternativa, pela MG-179, que liga à cidade de Machado, e depois pela BR-267, ou vice-versa.

Equipes atuando nesta terça-feira (10/01), na retirada de terra da serra de Senador José Bento / Foto: Defesa Civil

Trecho parcialmente interditado

Um desmoronamento recente fez com que mais um trecho da BR-459 fosse parcialmente interditado, este no km 74, entre Senador José Bento e Congonhal. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, uma vistoria constatou que os danos estão aumentando e, caso siga desta forma, a via poderá ser completamente interditada.

Além disso, a PRF também confirmou que cientificou o DNIT e o DER sobre as condições do local, ainda no dia 5 de dezembro de 2022. Entretanto, não houve nenhum retorno e o problema não foi resolvido. Com isso, a PRF disse que enviou a demanda para o Ministério Público Federal.

BR-459 parcialmente interditada próximo a Congonhal / Foto: PRF


Mais Lidas