Notícia

Cemig é impedida de interromper energia no centro de Pouso Alegre

Medida foi solicitada pela Acipa e acatada pelo Ministério Público; impedimento vale durante o período natalino, para evitar prejuízos

Iago Almeida / 05 dezembro 2022

Restaurantes ficaram fechados na Rua Vieira de Carvalho, no Centro de Pouso Alegre, devido à interrupção de energia elétrica dia 30/11 / Foto: Terra do Mandu

Não haverá mais interrupção de energia elétrica no centro de Pouso Alegre, no sul de Minas, neste mês de dezembro. A informação foi confirmada pela Associação do Comércio e Indústria (Acipa), após liminar do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Vale destacar que a Cemig interrompeu a energia em alguns locais da área central, das 10h às 16h do último dia 30 de novembro, afirmando que aconteceria uma manutenção programada. Entretanto, o serviço gerou questionamento e reclamação dos comerciantes, uma vez que alguns não conseguiram abrir seus estabelecimentos.

Outras interrupções estavam agendadas; a primeira seria no último sábado (04/12), outra nesta terça-feira (06/12) e mais uma no dia 11 de dezembro. Elas aconteceriam na Praça Senador José Bento, Rua Bom Jesus, Rua Adolfo Olinto e Travessia Benedito Félix Teixeira.

Com a decisão do MPMG, as interrupções estão impedidas de acontecer durante o período natalino, entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023.

No pedido, a Acipa explicou que muitos trabalhadores e funcionários públicos receberão o décimo terceiro salário nesta segunda-feira (05/12), sendo assim, uma interrupção de energia nesta terça-feira iria comprometer o comércio local.

Além disso, a empresa citou ainda a pandemia da Covid-19, que ‘atrapalhou’ as vendas comerciais nos períodos natalinos de 2020 e 2021. E terminou o documento enviado ao MPMG dizendo que não haveria problema para a Cemig uma mudança de data para os serviços na rede elétrica. “Trata-se de uma questão de lógica e bom senso”, citou.

A Acipa ainda afirmou que estava “buscando que as manutenções sejam feitas em dias e horários que não afetem o comércio ou, então sejam feitas aos domingos, desde que o comércio não esteja aberto”, completou.

O que disse a Cemig?

De acordo com a Cemig, o desligamento visa a manutenção e obras na rede de energia, com a substituição de postes e equipamentos. O reforço no sistema elétrico ajuda a prevenir desligamentos acidentais e garantir o fornecimento de energia.

A empresa emitiu uma nota nesta segunda-feira, explicando o motivo do desligamento de energia na última semana e ainda afirmou que não há mais desligamentos previstos para este mês. Veja a nota completa:

Equipes da Cemig realizam, diariamente, uma série de manutenções nas redes para manter o sistema elétrico em condições adequadas e garantir a qualidade do fornecimento de energia elétrica para os seus mais 9 milhões de clientes. Muitos desses serviços são realizados com a rede energizada por equipes especializadas em Linha Viva, minimizando os impactos de interrupções. A empresa também procura realizar essas obras em horários e dias que provoquem o menor impacto possível às atividades produtivas e à população.  No entanto, nos casos em que o serviço é mais complexo, é necessário o desligamento para que os eletricistas realizem o trabalho de forma mais segura. 

A Cemig esclarece que o desligamento que afetou o fornecimento de energia em parte do centro comercial de Pouso Alegre no dia 30 de novembro, e que gerou a manifestação contrária da ACIPA, foi necessário para a substituição emergencial da rede de energia por cabos protegidos, com o objetivo de corrigir uma condição insegura gerada por telas de proteção de obras de alguns prédios em construção nessa região da cidade. Durante os últimos temporais que atingiram a cidade, estas telas foram lançadas pelos ventos sobre os fios de energia. O contato destas telas com os cabos de energia potencializava o risco de curto-circuito, rompimento dos cabos e acidentes com a população que transita no local.  Assim, a empresa destaca que, embora tenha causado desconforto para alguns clientes, os serviços realizados durante esse desligamento foram indispensáveis para garantir mais segurança e confiabilidade do fornecimento de energia no município.

A Cemig informa ainda, que não há outros desligamentos para manutenção programada previstos para o mês de dezembro nessa região da cidade. Na ocorrência de eventuais desligamentos emergenciais causados por outros motivos, como intempéries da natureza, acidentes, pássaros ou objetos lançados sobre a rede elétrica, as equipes da empresa estão mobilizadas para o restabelecimento no menor tempo possível.

Mais Lidas