Notícia

Acipa questiona suspensão de energia elétrica no Centro de Pouso Alegre

Cemig realiza manutenção programada nesta quarta-feira (30/11). Acipa tentou alterar data para minimizar prejuízos ao comércio.

Nayara Andery / 30 novembro 2022

Restaurantes ficaram fechados na Rua Vieira de Carvalho, no Centro de Pouso Alegre, devido à interrupção de energia elétrica / Foto: Terra do Mandu

Uma manutenção programada na rede de energia elétrica da Cemig é alvo de críticas da Associação da Indústria e Comércio de Pouso Alegre. A manutenção deixa parte do Centro de Pouso Alegre sem energia, de 10h às 16h desta quarta-feira (30/11).

A Cemig informa que o desligamento visa a manutenção e obras na rede de energia, com a substituição de postes e equipamentos. O reforço no sistema elétrico ajuda a prevenir desligamentos acidentais e garantir o fornecimento de energia. A Acipa alega que além de não ser avisada pela empresa, tentou alterar a data para evitar que a ação prejudique o comércio.

Abaixo seguem os locais que ficam sem energia nesse período:

Avenidas: Doutor Lisboa (nº. 31 a 333); Abreu Lima (nº. 73 a 102);

Praças: Senador José Bento (nº 1 a 99999); Senador Eduardo Amaral (nº. 62); Josino Araújo (nº. 2);

Ruas: Adalberto Ferraz (nº. 1 a 234); Dom Nery (nº. 1); Monsenhor Jose Paulino (nº. 4); Pedro Adão (nº. 20 a 97); Vieira de Carvalho (nº. 2 a 70); São José (nº. 14 a 192); Capitão Pedro Narciso (nº. 30 a 220).

Travessas: Hermógenes (nº. 15 a 32); Major Ivan Dias Matta (nº. 18 a 35);

Em nota a empresa alerta que a interrupção pode ser cancelada sem aviso prévio, caso algo impeça a realização dos serviços.

Clientes da Cemig podem receber avisos de desligamento por SMS ou e-mail, ao atualizar os dados no Cemig Atende Web, informa a concessionária. A Acipa alega que não recebeu aviso sobre o desligamento na região comercial e na própria sede, que está na área da manutenção programada.

Comércio pego de surpresa

A Acipa salienta que tentou evitar a manutenção por ser no dia que as empresas realizam o pagamento do 13º salário e no período de maior expectativa de vendas. Em nota, a instituição alega que tentou inúmeros contatos com a Cemig e a Prefeitura e que recebeu como resposta que “essa interrupção não terá como ser cancelada”. Para a associação, o ideal é que a manutenção fosse realizada no domingo.

Na nota publicada pela associação a justificativa da Cemig seria que “a rede está toda deteriorada. Essa falta de energia que ocorreu no dia da eleição (2/10), logo em seguida num outro final de semana (13/11) teve queda (de energia) de novo e mais de 6400 consumidores ficaram sem energia. Essa obra é urgente. A fiação está sem condições. O risco de ficarem sem energia por mais tempo é muito grande.”

Nota da Acipa critica manutenção na rede de energia elétrica sem aviso prévio. Imagem Acipa.

Dica durante manutenção

Ao fazer manutenção na rede elétrica durante a interrupção, a Cemig indica o desligamento do disjuntor do imóvel. O motivo é garantir “segurança, pois se os serviços programados se encerrarem antes do prazo informado, o retorno da energia elétrica poderá ser antecipado”, cita a nota.

Mais Lidas