Cooperativa criada em Extrema vai favorecer caminhoneiros autônomos
CooperExtrema foi lançada e profissionais poderão negociar contratos com as grandes empresas do município, importante polo logístico
Nayara Andery / 01 dezembro 2022CooperExtrema foi lançada e profissionais poderão negociar contratos com as grandes empresas do município, importante polo logístico
Nayara Andery / 01 dezembro 2022Nesta sexta-feira (18/11) será lançada a CooperExtrema – Cooperativa de Transporte e Logística de Extrema -, no Sul do estado. A iniciativa surgiu da união de caminhoneiros autônomos e de pequenos empresários do setor de transporte, com o apoio do Sebrae Minas, da Prefeitura e do Sicredi. Juntos, os 23 cooperados terão melhores condições de competir, disputar o mercado de fretes com grandes transportadoras e prestar serviço para as empresas e centros de distribuição instalados no município.
O presidente da CooperExtrema, Lucas Donizete, conta que as dificuldades enfrentadas pelos caminhoneiros motivaram a união dos profissionais. “Esbarrávamos nas exigências apresentadas pelas empresas. Elas exigem qualificação, treinamentos e formalidades que podem ser atendidas por um prestador de serviço bem estruturado”, destaca o presidente.
Diante disso, em 2021 alguns motoristas decidiram pedir apoio à Prefeitura de Extrema, que por sua vez convidou o Sebrae Minas para participar da criação de uma Central de Negócios, cujo objetivo é desenvolver a cooperação entre empresas do mesmo ramo, por meio de um processo coletivo para promover e ampliar o acesso a mercados, vendas, lucratividade e eficiência profissional.
Com o lançamento da CooperExtrema, os cooperados esperam negociar contratos com as grandes empresas do município, favorecendo o caminhoneiro autônomo e a pequena transportadora, com o recebimento do frete em sua totalidade, sem repasse para atravessadores. A cooperativa está pronta para receber e elaborar orçamentos, e criou uma lista com os cooperados, por ordem de sorteio, que deve ser seguida de acordo com o recebimento das demandas por transporte.
A parceria entre Sebrae Minas e Prefeitura resultou em quase 400 horas de atividades entre treinamentos e palestras, ao longo de um ano e meio de trabalho. Alguns dos temas ensinados aos caminheiros foram: fundamentos de compras e vendas conjuntas; liderança; marketing; gestão financeira; relação institucional; distribuição conjunta; centros de distribuição e visão de futuro.
Outra conquista importante ocorreu em julho deste ano, com a criação do CNPJ da CooperExtrema, que permitiu aos cooperados usufruir de alguns benefícios, como compras coletivas e parcerias com fornecedores. Hoje, estes caminhoneiros podem abastecer em um posto de combustíveis da cidade com desconto de até R$ 0,50 por litro de óleo diesel.
Essas vantagens já são perceptíveis no bolso dos profissionais. Carlos Barbosa de Lima é caminhoneiro autônomo há cinco anos, e ficou satisfeito com as mudanças. “Além do desconto no combustível, comprei dois rastreadores com preço menor que o de mercado. A partir de agora, deixaremos de ser reféns de grandes transportadoras, que terceirizam nosso serviço”, comenta.
A analista do Sebrae Minas Pâmela Carvalho Dias ressalta que a CooperExtrema está preparada para prestar o serviço de transporte logístico de qualidade para a região.
“Acreditamos na força do trabalho cooperativo e, por meio da metodologia da Central de Negócios, foi possível capacitar os profissionais para serem competitivos e conhecedores do mercado em que atuam”, analisa.
A cidade se tornou um dos mais importantes polos logísticos do país. São mais de 5 mil empresas, 400 indústrias e centenas de Centros de Distribuição, tais como: Mercado Livre, Centauro, Dafiti, Panasonic, FedEx, DHL, Tok Stok entre outros instalados no município. De acordo com a assessora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mônica Vieira, 25% do comércio eletrônico do país está em Extrema.
A expansão do setor de logística que fez com que o PIB da cidade fosse multiplicado 14 vezes em 15 anos, sendo o primeiro do Sul de Minas. Lembrando que Extrema tem apenas 37 mil habitantes e uma população flutuante em torno de 10 mil pessoas.
Extrema está localizada a apenas 100 km do centro da cidade de São Paulo e este é um dos fatores que explicam a vocação do município para a atividade logística. Além disso, a cidade mineira oferece ICMS reduzido, assim como em todo o estado de Minas Gerais, o que faz com que muitas empresas migrem para o município, conforme explica Mônica Vieira.
“Oferecemos condições adequadas como a infraestrutura até a porta da empresa, investimento em saúde, educação e segurança, para dar oportunidades de crescimento ao município,” aponta.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu