Este dia 25 de novembro é celebrado, em todo o mundo, o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. Por isso, a Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí prestou uma homenagem a Cleide Maria Gomes, que morreu vítima de feminicídio na cidade, em 2019.
A cozinheira foi morta a facadas pelo namorado aos 54 anos e agora dará nome a uma rua do Loteamento São Roque, atual Rua 4. A homenagem foi uma indicação da vereadora Prof.ª Fabiana Salgado (Avante), através do Projeto de Lei n.º 44A/2022.
O projeto passou em votação na Câmara e foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, na última terça-feira (22/11). Familiares de Cleide Maria participaram da homenagem e agradeceram aos vereadores.
Na época do crime, Cleide recebeu seis facadas e morreu ainda na rua, perto de casa. Ela deixou três filhas e uma sobrinha que também era cuidada por ela. O autor do crime, era um pedreiro aposentado, de 64 anos, que foi preso pela polícia logo após o fato.
Veja a reportagem
25 de novembro
O Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999, como forma de denunciar a violência contra as mulheres e exigir políticas em todos os países para sua erradicação.
A escolha da data é, também, uma homenagem às irmãs Patria, María Teresa e Minerva Maribal, violentamente torturadas e assassinadas, em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.