DESTAQUE

Bueno Brandão recebe festival de fotografia e se prepara para temporada de verão

Quarta edição do evento gratuito conta com exposições, palestras, oficinas e passeios entre os dias 11 e 13 de novembro; veja programação

Iago Almeida / 10 novembro 2022

Bueno Brandão / Foto: Ascom Prefeitura

Bueno Brandão, uma das cidades do Sul de Minas que mais recebem turistas no verão, já se prepara para a temporada 2022/2023. O município costuma receber milhares de visitantes entre novembro e fevereiro, promovendo festivais e eventos.

Além disso, são mais de 30 cachoeiras catalogadas pela Secretaria Municipal de Turismo, em vários pontos da cidade, que possui pouco mais de 11 mil habitantes, segundo a última estimativa do IBGE, em 2021.

Existem as cachoeiras, as mais procuradas são a Félix, Machado I e II, Davi, Cascavel, Luis, Fidêncio, Malacacheta, Cafundó e tantas outras, geladas, quentes, altas, baixas, tranquilas, agitadas, da preferência do visitante.

Em Bueno Brandão, o verão é longo, morno, com precipitação e de céu encoberto; para os próximos meses, a média de temperatura máxima fica em 27 °C. Ainda é possível encontrar na cidade vários outros atrativos: picos e vales, turismo de aventura e ecológico, esporte ao ar livre e gastronomia.

Bueno Brandão é rica em cachoeiras e natureza / Foto: Ascom Prefeitura

4º Festival de Fotografia

Em 2022, a quarta edição do Festival de Fotografia ‘Olhares da Mantiqueira’, realizado em Bueno Brandão, volta a acontecer 100% presencial e gratuita para celebrar a vida e a fotografia. O evento acontece nos dias 11, 12 e 13 de novembro.

“A cidade vai receber de braços abertos fotógrafos profissionais e amadores, além de amantes da fotografia e da natureza para três dias de programação com exposições, oficinas, palestra e uma saída fotográfica que percorre as belezas naturais da cidade”, informou a organização.

Entre os destaques da programação de 2022 estão as palestras com Ricardo Rojas, fundador da Mobgraphia Cultural Visual e Tina Gomes, que falará sobre seu processo de produção como artista plástica e fotógrafa. Para as oficinas, a organização do festival convidou Lulu Ferreira para dar a oficina “Foto na Lata”, Alex e Renan para a oficina “Cianotipia” e os fotógrafos Paulo Henrique (Ouro Fino) e Viviane Reis (Bueno Brandão) para a oficina “Retrato na Praça”.

Nesta edição, a organização apresenta quatro exposições, sendo três coletivas e uma da fotografa Viviane Reis. Entre as coletivas está a exposição “Independência Cultural”, com curadoria de Marcos Varanda, que apresenta 60 imagens e 43 artistas que retrataram a diversidade multicultural brasileira em seus 200 anos de independência; a exposição “Nossa Terra”, que apresenta 36 imagens de fotógrafos amadores de Bueno Brandão, retratando a diversidade e as belezas do município mineiro. A terceira exposição coletiva é o “Varal Fotográfico”, um espaço aberto para todos os interessados em participar do festival.

Todas as fotos recebidas por e-mail ou pela hastag #varaldeolahres2022 estarão expostas no festival. A única exposição individual é da artista e fotógrafa Viviane Reis – “Afrobrandenses”, que apresenta 20 retratos que homenageiam os afrodescendentes locais e o Dia da Consciência Negra.

O festival vai contar ainda com uma saída fotográfica e a divulgação dos vencedores do 9º Concurso de Fotografia de Bueno Brandão, com o tema “Bueno Brandão e sua gente: muita história para contar”.

O evento conta com a realização da Prefeitura Municipal de Bueno Brandão, com apoio do Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Cultural, do Conselho Municipal de Turismo, do Cultura Bueno Brandão e Turismo Bueno Brandão, e produção da empresa Treze Produções.

Saiba mais informações sobre o festival e também a programação completa, no site oficial, ou pela página do festival no Facebook.

Bueno Brandão possui igrejas belíssimas para serem fotografadas / Foto: Ascom Prefeitura

Mais Lidas