Notícia

Bicicletas reformadas por detentos são doadas a crianças de Itajubá

Primeiro lote foi entregue a 19 crianças de um centro de apoio que desenvolve um importante trabalho social na cidade; veja imagens

Iago Almeida / 07 novembro 2022

Foto: Sejusp / Divulgação

Detentos do Presídio de Itajubá, no Sul de Minas, estão reformando bicicletas apreendidas durante os trabalhos da Guarda Municipal, que já estavam se depreciando nos depósitos da instituição por conta do tempo. Após o processo de recuperação, os itens ganham novo destino: alegrar a vida de crianças do município.

Na manhã da última sexta-feira (04/11), o primeiro lote de doação foi entregue a 19 crianças do Centro de Apoio Nossa Senhora do Sagrado Coração, que desenvolve um importante trabalho social na cidade.

Por meio de sorteio, elas foram contempladas em um evento recreativo das forças de segurança, denominado “Atividades para Crianças”, que ocorreu no batalhão local do Exército.

A segunda remessa, de no mínimo 15 bicicletas, será entregue em dezembro, na segunda edição do Natal das Forças de Itajubá. O trabalho de reforma resulta de uma soma de esforços entre o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Ministério Público, Guarda Municipal e Poder Judiciário, que forneceu os materiais necessários para realizar as reformas.

Antes de cumprir sua sentença, Israel Gonçalves, 36 anos, teve uma experiência de seis anos com reforma de bicicletas. Agora, ele, que também atua na cozinha do presídio, está multiplicando seu conhecimento para outros dois detentos, auxiliares nos trabalhos.

“É bom saber que o meu serviço pode deixar muitas crianças felizes. Esse projeto é importante, porque as famílias de algumas crianças não têm condições de comprar uma bicicleta e, com isso, o presídio está ajudando a comunidade”, enfatizou Israel.

O diretor-geral do Presídio de Itajubá, Marcelo Castro, afirma que há uma satisfação coletiva em apresentar um retorno social por meio deste trabalho, voltado às crianças, de recuperação das bicicletas e dos dois eventos recreativos de união das forças de segurança. Veja o que ele disse:

 

 

Uma preocupação permanente

Para auxiliar no projeto voltado às crianças da comunidade, ao longo do ano, a unidade mantém uma parceria sólida com o Centro de Apoio Nossa Senhora do Sagrado Coração.

É feita a doação mensal de 200 quilos de verduras da horta cultivada pelos detentos e também de marmitas de isopor que  chegam à unidade para as refeições diárias, trabalhadas com cimento e transformadas em vasos decorativos – que o centro recebe e vende para a arrecadação para fundos de custeio.

Foto: Sejusp / Divulgação

Mais Lidas