Notícia

Chuva de granizo em Consolação e Gonçalves cobre paisagem como ‘neve’

Morador de Consolação lembra que última chuva como essa foi na década de 1970. Municípios não registraram danos.

Nayara Andery / 24 outubro 2022

Granizo em Gonçalves faz paisagem parecer coberta de neve. Foto: Aparecida Calicchio Cioban.

Paisagens cobertas por granizo mudaram o cenário de Consolação e Gonçalves, neste domingo (23/10). A chuva chegou com pedras de gelo durante a tarde e trouxe a semelhança da neve para áreas rurais. As prefeituras desses municípios apontaram que não houve danos.

Parece neve

A chuva de granizo em Consolação durou cerca de 45 minutos, “você olhava e as montanhas e os pastos ficaram como se estivesse cobertos de neve”, conta o professor aposentado José Antônio Coutinho. Ele mora no bairro Vila Santo Antônio e explica que as pedras de gelo eram pequenas, mas, a chuva foi intensa.

“Uma chuva dessa, só o pessoal mais velho lembra aqui em Consolação. É que em 14 de agosto de 1979 tivemos chuva de granizo muito forte, assim como a deste domingo.”

José Antônio Coutinho mostra pedras de granizo na horta do pai, após mais de 12 horas da chuva. Foto arquivo pessoal.

Na manhã desta segunda-feira ele viu que os prejuízos foram na horta do pai, que ainda estava com pedras de granizo. “A chuva quebrou a plantação de milho, chuchu, feijão e verduras da horta”, que fica em uma área grande da casa.

Segundo a prefeitura, a chuva foi intensa e atingiu principalmente a zona urbana. Moradores não relataram prejuízos estruturais.

Do sol à sensação de neve

Gonçalves, que fica perto de Consolação, teve uma ‘virada’ no tempo. O domingo teve predomínio de sol e antes dás 17h o tempo fechou, começou a trovejar e caiu granizo, conta a prefeitura.

O município não esperava essa chuva que atingiu intensamente os bairros Mundo Novo e Henriques e parte considerável de outros bairros. A chuva de granizo durou mais de 40 minutos e com grande quantidade de pedras de gelo. A Defesa Civil não teve registros de danos.

Aparecida Calicchio Cioban é proprietária de uma pousada em Gonçalves há cinco anos, mas, frequenta o município desde 2007. “Nunca vi nada igual em Gonçalves e nem em outro lugar”, conta ao lembrar da chuva de granizo. O recepcionista do local, Júlio Pires, aproveitou para se deitar no granizo e registrar umaIO foto.

Recepcionista de pousada em Gonçalves brinca com granizo. Foto Aparecida Cioban.

O analista de sistemas Nei Oliveira e a esposa Regina Oliveira, de Campinas, foram para Gonçalves comemorar as bodas de ouro dos amigos Iradje Lazdi e Maria Lúcia Lazdi. Eles estavam na piscina no final da tarde quando “o tempo fechou completamente com uma nuvem bastante carregada. começou a chover bastante e cair muito granizo”, ressalta Nei.

“Toda a área ficou branca de tanto granizo. Foi uma experiência bastante diferente, nunca tinha visto tanto granizo assim. A gente aproveitou esse momento, se divertiu, mas, ficamos preocupados com os agricultores da região porque a quantidade de granizo era muita. Graças a Deus aqui na pousada não houve danos.” Eles aproveitaram para colocar a champagne e as taças para gelar no granizo e comemorar as bodas.

Mais Lidas