Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Eventos gratuitos celebram 50 anos da defesa do Teatro de Pouso Alegre

Teatro Municipal de Pouso Alegre. Foto Prefeitura.

Os 50 anos da Semana de Arte de Pouso Alegre serão comemorados com eventos e ações culturais gratuitas, a partir deste sábado. As atrações também marcam os 100 anos da Semana de Arte Moderna (SP). Em 1972, artistas de Pouso Alegre se uniram contra a venda do Teatro Municipal.

As duas comemorações foram inclusas na programação do aniversário da cidade, durante o mês de outubro. A superintendente de cultura, Regina Franco, reforça que “Pouso Alegre é rica em cultura, é um momento importante para a história da cidade”.

Ações para relembrar

“Em 1922 nós tivemos a revolução dos artistas que buscavam pela valorização da cultura brasileira. O movimento incluiu a música, literatura, artes visuais, teatro e tantas outras áreas. A principal ação foi no Teatro Municipal de São Paulo e o resultado de tudo isso foi a garantia da liberdade de expressão”, relembra Regina.

Artistas da região de Pouso Alegre se reuniram em 1972 e realizaram a Semana de Arte. Eles celebravam a Semana de Arte de SP e protestavam em defesa do Teatro Municipal de Pouso Alegre.

“A prefeitura iria vender o teatro da cidade para o Banco do Brasil e mais uma vez os artistas locais se mobilizaram e uma das ações também foi a Semana da Arte. Então, buscamos comemorar essa data para reforçar a importância da arte local.”

Programação gratuita

De 16 a 22 de outubro – Exposição com obras do artista plástico Ricardo Galvão, de 12h às 18h, no hall de entrada do Teatro Municipal.

Sábado (15/10)

Filme: ‘Festa’ – 16h – Cineteatro da Estação Cidadania/Praça Céu
O filme do cineasta brasileiro Ugo Giorgetti foi destaque no Festival de Cinema de Gramado 1989 (melhor filme),VI Rio Festival 1989 (melhor direção, montagem, figurino, roteiro e melhor ator coadjuvante a Otávio Augusto), Troféu APCA em 1990.

A Roda das Letras – 20h – Auditório do Centro Cultural Cleonice Bonillo Fernandes
Descrição: O evento contará com um círculo formado pelos acadêmicos presentes que apresentarão textos, poemas, trovas, artigos, entre outros, cujos temas serão o Teatro Municipal de Pouso Alegre e sua importância na cultura da cidade, sua quase venda pelo poder público e Câmara, a 1ª Semana de Arte pouso Alegre, de 1972, a cidade de Pouso Alegre e sua vocação cultural.

Domingo (16/10)

Teatro: ‘Quem Mexeu Na Máquina do Rei’ – 16h – Praça Senador José Bento
A comédia é um espetáculo de rua, apresentado pelo Grupo Teatro Experimental de Pouso Alegre.

Encontro de Dança do Sul de Minas – 18h30 – Teatro Municipal
Atração do Ballet Luiz Henrique celebra os 174 anos de Pouso Alegre.

Segunda-feira (17/10)

Conferência e mostra: ‘Expressionismo: um século de rebeldia e paixão’ – 15h – Cineteatro da Estação Cidadania/ Praça Céu
Evento com o professor Rogério, da Universidade do Vale do Sapucaí.

Documentário: ‘A Vocação Cultural de Pouso Alegre’ – 16h – Cineteatro da Estação Cidadania/ Praça Céu
Pré-lançamento com mediação do professor Adriano, da Faculdade Católica de Pouso Alegre (FACAPA).

Música: Sarabanda – Raízes e Sons – 20h – Teatro Municipal
Apresentação com o grupo do Conservatório Estadual de Música (CEMJKO).

Quarta-feira (19/10)

Roda de Conversa: Semana de Arte de 1972 – 14h – Auditório do Centro Cultural Cleonice Bonillo Fernandes
Artistas que realizaram a 1ª Semana de Arte de Pouso Alegre em 1972, se reúnem em roda de conversa.

Música: Duo Guitarra e Piano ‘Bossa Nova & Jazz’ – 20h30 – Teatro Municipal

Quinta-feira (20/10)
Fotografia: ‘Contemple’ – 16h – Cineteatro Estação Cidadania/Praça CEU
O ‘Contemple – um passeio Fotográfico pelos monumentos históricos de Pouso Alegre’ será conduzido pela professora Patrícia, da Universidade do Vale do Sapucaí.

Música: com coral e banda – 20h – Teatro Municipal
O Coral Cantus Lux, regido por Aurélio Vox, e a Banda Sinfônica do Conservatório Estadual de Música (CEMJKO), regido pelo Maestro Danillo Porto, realizam espetáculo musical.