Notícia

Pouso Alegre, Itajubá e Ouro Fino têm eleitos para ALMG e Câmara Federal

Na lista estão Dr. Paulo Valdir (Patriota), Dr. Maurício Lemes (Novo), Ulysses Gomes (PT); Rafael Simões (União) e Odair Cunha (PT).

Nayara Andery / 03 outubro 2022

Urna eletrônica. Foto Terra do Mandu.

Itajubá, Ouro Fino e Pouso Alegre tiveram deputados estaduais e federais eleitos, neste domingo (02/10), nas eleições 2022. São três deputados estaduais e dois federais, que representam a região. A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) é composta por 77 deputados. A legislatura começa em 1º de fevereiro de 2023.

Ulysses Gomes (PT) teve a maior votação da região, com 95.598 votos. Ele é de Itajubá e está no quarto mandato na ALMG. Em 2021, ele fez parte da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Fura-Filas de Vacinação e no biênio anterior foi membro da Comissão de Minas e Energia.

Pouso Alegre tem Dr. Paulo Valdir (Patriota) reeleito para o segundo mandato na ALMG. Com 70.569 votos, o médico está em segundo lugar entre os representantes dos municípios dessa região.

Dr Paulo foi vereador em Pouso Alegre em 2012. Em 2016 foi eleito como vice-prefeito de Rafael Simões, cargo que ocupou por um ano e meio. Ele se afastou do cargo nas eleições de 2018, quando se candidatou a deputado estadual e, em sua 1ª candidatura para a ALMG, foi eleito com 48.297 votos. Na segunda eleição, o político aumentou sua votação em mais de 22 mil votos.

Renovação

A renovação da ALMG conta com 25 novos deputados para a legislatura que começa 2023. Um deles é Dr. Maurício Lemes de Carvalho (Novo), que foi prefeito de Ouro Fino por dois mandatos. Nesta eleição o candidato teve 52.025 votos. No vídeo em que comemorou a vitória, ele declarou “quero honrar o Sul de Minas na Assembleia de Minas Gerais”.

As eleições de 2022 tiveram o menor percentual de renovação da casa nos últimos 20 anos, com 32,46%. Mulheres bateram o recorde histórico de representatividade no legislativo estadual, com 15 eleitas, contra 11 em 2002, recorde anterior. Apesar disso, o Sul de Minas não terá nenhuma representante feminina na 20ª legislatura.

Deputado Federal

Rafael Simões (União) ganhou a eleição para a Câmara dos Deputados, onde vai iniciar seu primeiro mandato em 2023. Com 144.924 votos, ele é o mais votado do União Brasil em Minas Gerais. Ele ganhou o apadrinhamento do deputado Bilac Pinto (União), que saiu da disputa em 2022 e deixou a liderança regional do partido para Simões.

O ex-prefeito de Pouso Alegre ajudou o partido a ultrapassar o quociente eleitoral exigido para conquistar ao menos um vaga na Câmara Federal. Ele deixou o cargo de prefeito em março, em seu segundo mandato quando obteve cerca de 80% dos votos.

Odair Cunha (PT) teve 129.146 votos e chega ao sexto mandato na Câmara dos Deputados. Ele tem escritório central, em Pouso Alegre. Odair foi vice-líder do PT na Câmara, participou de comissões entre 2019 e 2022. No atual mandato é vice-líder da minoria.

O deputado se tornou membro titular da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional e da Comissão Especial dos Planos de Saúde, em 2022. Nesse ano também fez parte da Representação Brasileira do Parlamento no Mercosul. Em entrevista ao Mandu News, ele comentou sobre a atuação em Brasília.

Mais Lidas