Dona Romilda Simões Barreto, de 77 anos, fez questão de ir votar neste domingo (02/10), dia do primeiro turno das eleições. A idosa é cadeirante e ainda teve que subir 12 degraus de escada para conseguir votar no Colégio São José, em Pouso Alegre, Sul de Minas. “Mas eu fui. Eu queria votar”, diz ela.
O filho Binho Barreto foi quem empurrou e puxou a cadeira da mãe para exercer o direito do voto. “Ajudar a mãe votar né, cumprir com nossa obrigação.
O marido de dona Romilda e pai de Binho, seu Roberto Barreto, de 79 anos, acompanhou a esposa para, em seguida, ir até o local em que ele vota, numa outra escola da cidade. VEJA VÍDEO!
Filas nas primeiras horas
As primeiras horas de votação em Pouso Alegre tem sido com filas em algumas seções. Isso porque muitas pessoas preferem votar pela manhã e, com a lista de cinco votos a dar, o momento da votação é pouco mais demorado do que uma eleição municipal.
O primeiro turno das eleições 2022 acontece neste domingo, com seções funcionando até às 17h. O voto é obrigatório para pessoas de 18 anos a 70 anos.
Leve cola
Para evitar filas e dúvidas é recomendado que os eleitores anotem os números dos candidatos. “Pode anotar num papel, porque não é permitido o uso do celular na cabine. Ele anota na sequência, deputado federal primeiro, deputado estadual, depois senador, governador e por último, presidente. Isso facilita, agiliza e ele não fica perdido. Tem muito eleitor que trava no meio, na hora do senador ele não sabe o número, precisa consultar a lista e isso atrasa o fluxo da votação.”
Para votar é preciso apresentar um documento oficial com foto, seja o documento impresso ou digital. “Se ele já tem biometria, pode levar o e-título, o título digital no celular e se identificar por ele.” É permitido votar sem o título. “Muita gente fala que perdeu o título de eleitor de última hora. Sabendo qual a sua seção e, você pode consultar isso no site do TSE a qualquer momento.”
Locais de Votação Pouso Alegre_2022