Vacina contra meningite é ampliada para adolescentes em Pouso Alegre
Quem tiver entre 11 e 15 anos e ainda não foi imunizado contra a doença pode receber a vacina meningocócica ACWY; veja onde se vacinar
Iago Almeida / 21 setembro 2022Quem tiver entre 11 e 15 anos e ainda não foi imunizado contra a doença pode receber a vacina meningocócica ACWY; veja onde se vacinar
Iago Almeida / 21 setembro 2022Foto: Ascom Prefeitura
Adolescentes entre 11 e 15 anos que ainda não foram imunizados contra a meningite já podem receber a vacina meningocócica ACWY em todo país. A ampliação foi autorizada temporariamente pelo Ministério da Saúde em todo Brasil para os nascidos entre 02/01/2007 e 31/12/2011.
Para tomar a dose em Pouso Alegre, as pessoas devem procurar as salas de campanha e apresentar um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS, se tiverem esses dois últimos.
Todos os postos de saúde com salas de vacinação estão com os imunizantes disponíveis. As unidades estão disponíveis no site da Prefeitura. Além delas, ainda há o Centro de Vacinação (Avenida Doutor João Beraldo, número 567, Centro) que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e aos sábados, das 8h às 16h.
“A faixa etária de maior risco de adoecimento para a doença meningocócica é a de crianças menores de um ano de idade, no entanto, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença na comunidade, em decorrência de elevadas taxas de estado de portador do meningococo em nasofaringe. Portanto, enfatiza-se a necessidade do desenvolvimento de novas estratégias de imunização, incorporando ou ampliando a vacinação para coortes de adolescentes não vacinados para a vacina meningocócica ACWY, com o intuito de reduzir o número de portadores da bactéria em nasofaringe”, disse o Ministério da Saúde explica, em nota técnica.
A meningite meningocócica é uma infecção pela bactéria Neisseria meningitidis, que pode atingir pessoas de qualquer faixa etária e levar à morte. A doença é caracterizada pela inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro.
A transmissão da meningite ocorre por meio da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra. Os principais sintomas são febre alta, dor de cabeça forte, vômitos, rigidez no pescoço, manchas na pele e moleza.
Recentemente, no dia 15 de setembro, a Secretaria de Saúde de Extrema decretou estado de ‘extrema alerta’ para a Meningite, após quatro casos serem confirmados na cidade nas últimas semanas. São duas mortes e dois casos de pacientes que seguem em tratamento da doença.
São casos de três diferentes bairros da cidade, com as idades dos infectados variando de 50 e 59, sendo três do sexo masculino e um do sexo feminino. A SES-MG confirmou que uma das mortes foi por meningite meningocócica do sorogrupo C.
A secretaria afirmou ainda que todas as medidas foram tomadas. Além disso, o uso de máscaras foi citado como importante neste momento. A vacinação para a doença também foi anunciada, por idade, seguindo um cronograma.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu