Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Pouso Alegre recebe pela primeira vez shows gratuitos do Composição Ferroviária

Grupo Tarancon se apresenta em Pouso Alegre. Foto: projeto Composição Ferroviária.

A música brasileira e latino-americana dos grupos Imbuia e Tarancón chegam a Pouso Alegre, com apresentação gratuita, neste domingo (14/08). É a primeira vez que o município recebe atrações do projeto Composição Ferroviária. Os shows começam às 10h, na Praça João Pinheiro.

Para os músicos Jucilene Buosi e Wolf Borges, responsáveis pelo projeto, a escolha dessa praça se deve a ela ser um espaço histórico e importante na cidade. Eles que atualmente residem em Poços de Caldas moraram em Pouso Alegre e participam atividade do setor cultural.

A abertura do evento será feita pelo grupo Imbuia, presente na história sul mineira e que nasceu como movimento musical na década de 1980. Ele retrata a identidade musical do Sul de Minas.

O show principal é do grupo Tarancón tem uma sonoridade própria e fez mais de 5 mil apresentações ao longo de 44 anos. Ele mistura música brasileira à latino-americana, com influências africanas.

Composição Ferroviária percorre Sul de Minas

O projeto Composição Ferroviária tem nove anos. Os criadores Jucilene e Wolf moraram em Pouso Alegre e atualmente residem em Poços de Caldas, onde nasceu o projeto. A ação é patrocinada pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

As apresentações geralmente são realizadas em estações ferroviárias. Como Pouso Alegre teve desativada a linha férrea há anos, o show deste final de semana será na Praça João Pinheiro.

“O evento vai de encontro a um desejo antigo do pousoalegrense de revitalizar a praça fazendo-a voltar a ser espaço de convívio social e espaço recreativo”, cita Jucilene.

O projeto busca a preservação dois patrimônios culturais do país, as estações ferroviárias e a Música Brasileira e Mineira, cultura que costuma usar a expressão “trem” popularmente.

Poços de Caldas, Itaúna, São Lourenço e agora Pouso Alegre estão entre os municípios que receberam 45 edições do projeto. Artistas como Kleiton e Kledir, Leila Pinheiro, Leny Andrade, Claudio Nucci, Wagner Tiso, Tunai, Ceumar, Mônica Salmaso, Renato Braz e outros que representam a música brasileira já se apresentaram.