Região

Última superlua de 2022 poderá ser vista na região nesta quinta-feira?

Saulo Gargaglioni, coordenador do Observatório do Pico dos Dias, que fica em Brazópolis/MG, conversou com o Terra do Mandu sobre o fenômeno

Iago Almeida / 11 agosto 2022

Foto: Cleber Gonçalves

Caso as condições meteorológicas permitirem, nesta quinta-feira (11/08), o evento da superlua poderá ser observado na região, segundo informou Saulo Gargaglioni, coordenador do Observatório do Pico dos Dias, que fica em Brazópolis, no Sul de Minas. Este será o terceiro e último fenômeno do tipo no ano.

Para avistar a superlua, não é preciso usar nenhum equipamento especial, apenas olhar para o céu. “Se o tempo colaborar, teremos algumas imagens da superlua para compartilhar nesta sexta-feira, 12 de agosto”, disse o coordenador do observatório, que é gerenciado pelo Laboratório Nacional de Astrofísica/MCTI.

O evento ocorre quando a Lua chega ao seu ponto mais próximo do planeta Terra em sua órbita, chamado de perigeu; isso quer dizer que a lua vai estar maior, mais brilhante.

“O perigeu da Lua ocorreu ontem, dia 10 de agosto, próximo das 14h de Brasília, desta forma, a lua de hoje, 11 de agosto não está totalmente em seu ponto mais próximo da Terra, mas bem próxima do perigeu”, explicou o coordenador.

A Nasa explica que para a aproximação do nosso satélite natural ser considerada uma superlua, é preciso que uma lua nova ou uma lua cheia esteja acima do limite de 90% do perigeu.

Quando ocorrido em agosto, o fenômeno é denominado como “superlua de esturjão”, em alusão à época em que esse tipo de peixe é encontrado em mais abundância na América do Norte, em um conjunto imenso de lagos de água doce entre o Canadá e os Estados Unidos.

Neste ano, já foram observadas a “Lua dos Cervos”, em julho, e a “Superlua de Morango”, em junho. Em Minas Gerais a Lua desta quinta-feira irá nascer às 17h34.

Foto: Cleber Gonçalves

Mais Lidas