Região

Projeto que regulamenta rodeios em Itajubá é aprovado em primeiro turno

Projeto já tramita na casa há cerca de um ano; Câmara afirma que os rodeios não são proibidos na cidade, apenas não são regulamentados

Iago Almeida / 04 agosto 2022

Rodeio em Monte Sião no mês passado, em julho de 2022 / Foto: Waguinho de Souza

A Câmara Municipal aprovou nesta semana, em primeiro turno, o Projeto de Lei que regulamenta a prática de rodeios em Itajubá. Como não houve unanimidade entre os vereadores (votação terminou 6×5 a favor), o projeto retorna para uma segunda votação, que acontecerá no dia 8.

Ao tomar a palavra no plenário, o presidente da Casa, Robson Vaz (PSDB), explicou que o projeto de lei quer regulamentar os rodeios na cidade, colocando regras para que eles aconteçam. Vale destacar que os rodeios não são proibidos em Itajubá, somente não são regulamentados.

“Se for aprovado o projeto, o rodeio poderá acontecer com regras, como ter um médico veterinário, vai ser proibido prova de laço, vaquejada e pega de garrote, e todos os demais itens de fiscalização previsto nessa lei e que foram amplamente discutidos aqui. E se não for aprovado essa lei, vai poder ter rodeio do mesmo jeito, mas sem regras. Então a lei não é uma lei que visa proibir os rodeios, é uma lei que visa ter regras”, explicou o presidente.

Os vereadores autores do projeto, Rafael Rodrigues (DEM) e Chiquinho do Euzébio (PTB), justificaram o projeto como um resgate cultural e incentivo ao esporte, além da criação de um novo e lucrativo nicho de mercado.

Segundo eles, o projeto daria chance à contratações de profissionais locais para prestação de serviços durante os eventos: seguranças, recepcionistas, equipe de limpeza, bartenders, entre outros. Estima-se que, em média, são gerados mais de seis mil empregos diretos e indiretos por edição de rodeio.

Vereadores em discussão do projeto / Foto: Reprodução Youtube

Como foi a votação

A votação ficou em 6×5 a favor da regulamentação dos rodeios. Anteriormente, a votação havia terminado empatada em 5×5, com isso o presidente da casa, Robson Vaz (PSDB), teve o voto de minerva e votou a favor.

Após seu voto decisivo, ele foi aclamado pelo público que estava no plenário acompanhando a votação; pela transmissão do youtube é possível ouvir a população aplaudindo e comemorando a aprovação do projeto.

Votaram contra o projeto, Andressa Daiany da Silva Arantes (PT), Marcelo Krauss Rezende (PROGRESSISTAS), Pedro Renó Gama (PV), Sebastião Silvestre da Costa (MDB) e Sílvio Cesar Vieira (PV).

Por outro lado, votaram a favor os vereadores Francisco Raimundo Pereira (PTB), Kener Augusto Maia (PL), Rita de Cássia Carneiro Maciel (REPUBLICANOS), Marcus Vinícius Meireles de Barros Dias (PSD) e Rafael Henrique Rodrigues (UNIÃO).

Projeto apresentado em 2021

Vale destacar que o texto havia sido protocolado na Câmara em 21 de julho de 2021 e foi alvo de polêmica na época. Entretanto, de acordo com a Câmara, a demora na votação se fez pelas emendas apresentadas pelos vereadores (6 no total) e as respectivas análises técnicas e jurídicas do projeto.

Incidentes recentes em rodeios na região

Quando o assunto é rodeio, há uma certa polêmica e público dividindo opiniões sobre o esporte. No último mês, em julho, dois incidentes foram registrados em rodeios da região, em Monte Sião e Passa Quatro.

Nove pessoas ficaram feridas na noite do dia 21 de julho, depois que um touro pulou a cerca de uma arena e invadiu a praça de alimentação na Festa do Peão de Monte Sião. Todos foram prontamente atendidos e medicados e após alta, liberados para as suas residências. Já o touro foi capturado pelos próprios peões instantes após a fuga.

 

 

Enquanto isso, um peão de 29 anos morreu na madrugada do dia 29 de julho após ser pisoteado por um boi durante um rodeio em Passa Quatro. Flávio Pellegrini de Almeida fazia a terceira montaria da noite quando aconteceu o acidente. Ele caiu do boi, que acabou pisando nele em seguida. Flávio montava há pelo menos 10 anos.

Flávio Pellegrini de Almeida, de 29 anos, morreu após ser pisoteado por um boi durante um rodeio em Passa Quatro / Foto: Redes Sociais

Mais Lidas