Notícia

Moradores de Pouso Alegre recebem visita de recenseadores do IBGE

Censo Demográfico começou em 1º de agosto em todo o Brasil e será realizado pelos próximos três meses

Nayara Andery / 03 agosto 2022

Sebastião Lino recebeu o recenseador do IBGE com dois bancos para eles se sentarem e ele responder ao Censo Demográfico 2022, em Pouso Alegre. O levantamento nacional começou nesta segunda-feira (1º/08) e vai durar três meses. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que traçam o perfil da população, quem são e como vivem, também ajudam a elaborar políticas públicas.

O que Sebastião não sabia, era que a pesquisa curta feita em 90% dos domicílios é respondida em cerca de cinco minutos. “Eu trouxe o banquinho porque falei vai que demora, mas não demorou não, foi rápido. Não deu nem para esquentar o banco.”

Ele achou fácil responder a pesquisa e comenta sobre a importância do levantamento nacional. “Para saber o que está acontecendo com a população do Brasil e ver se chegam mais recursos.”

O empresário Samuel também recebeu a visita do IBGE, conferiu a identificação do recenseador e depois, respondeu o Censo. “É uma forma de identificar melhor as pessoas, a cidade, a migração de uma cidade para outra. Eu acho interessante.”

Com o Censo é possível “fazer um retrato fiel das condições de vida da população”, cita Rafael Marques dos Santos, coordenador censitário do IBGE Pouso Alegre. As questões são “sobre trabalho, educação, escolaridade, religião. É importante que a população colabore para que o Brasil, para que Pouso Alegre se conheça. É um levantamento que a gente faz a cada dez anos, foi adiado por questão da pandemia e agora em 2022 a gente está levando a campo.”

São dois tipos de questionário, o rápido aplicado em 90% dos domicílios e o completo, por amostragem de 10% da população. Segundo Raul Borges, supervisor do Censo, cita que o rápido é sobre idade, gênero, há quanto tempo a pessoa mora no local, abastecimento do imóvel, se há saneamento básico, entre outros tópicos.

Censo 2022 traz item inédito na pesquisa

O primeiro Censo foi aplicado no Brasil há 150 anos. A estimativa é que em 2022 ele mostre a realidade de 215 milhões de pessoas e o tempo médio para responder o questionário básico é de apenas cinco minutos. A novidade é que esta edição inclui o levantamento sobre a população autista.

Antônio Costa Amâncio é jornalista e tem três filhos, sendo um casal autistas e considera necessário retratar esse público na pesquisa. “É muito importante mesmo para os governantes em geral terem ciência da população que tem o espectro autista. Isso para a questão de apoio na escola, políticas sociais que envolvam os autistas de um modo geral. Como pai de dois autistas eu sei como é difícil o dia-a-dia. Seria interessante essa ferramenta do Censo levantar quantos autistas são, até para efeitos futuros.”

E se o morador não estiver em casa

Recenseadores passam de porta em porta para levar a pesquisa a todos. O questionário é feito presencialmente, mas, quando o morador não pode responder no local ele recebe uma senha para participar do Censo pelo site do IBGE ou pelo telefone 0800. E quando o recenseador não encontra o morador, ele volta em outro dia e horário, para mostrar a importância da pesquisa e a pessoa ter a oportunidade de responder.

Equipe do IBGE tem identificação e uniforme

Todos funcionários do IBGE usam máscaras de proteção facial e estão identificados com uniforme composto por boné, colete, bolsa. O material identificado com a marca do instituto e Censo 2020, que seria o ano do último Censo suspenso devido à pandemia. No colete tem o site e telefone 0800 721 8181, do IBGE. Para quem quiser consultar a identificação do recenseador é possível usar o QR Code no crachá e conferir o nome e foto desse funcionário em respondendo.ibge.gov.br.

Os recenseadores sempre usam o uniforme do IBGE e máscaras de proteção facial que ajudam a proteger eles e os moradores nesse período de pandemia. Saiba os detalhes que mostram que o profissional é um funcionário que aplica o Censo.

Oportunidades de trabalho no Censo

Pouso Alegre tem a maior população da regional do IBGE, que é sediada no município. Ela abrange 15 municípios que precisam de 295 recenseadores para a coleta de dados do Censo 2022.

“Em Pouso Alegre especificamente a gente tem que montar uma equipe de 131 recenseadores.”

Mais Lidas