Pouso Alegre

Pouso Alegre registra quase 900 acidentes no primeiro semestre de 2022

Do total, 78 acidentes foram na Av. Prefeito Olavo Gomes; vereador enviou indicação à Prefeitura pedindo melhorias na mobilidade urbana

Iago Almeida / 29 julho 2022

Acidente na Dique II em Pouso Alegre / Imagem: reprodução redes sociais

Nas últimas semanas, o trânsito de Pouso Alegre tem sido citado em redes sociais, gerado manifestações e foi assunto também na Câmara Municipal. Uma das vias mais criticadas tem sido a Av. Prefeito Olavo Gomes de Oliveira.

Agora, um vereador enviou indicação à Prefeitura pedindo melhorias na mobilidade urbana de Pouso Alegre e um novo protesto está sendo marcado por familiares e amigos de um jovem que morreu após acidente no começo do ano no São Geraldo.

Número alto de acidentes

Um levantamento foi solicitado pelo Terra do Mandu à Polícia Militar sobre o número de acidentes registrados na cidade em 2021 e 2022. Os dados mostram que somente no primeiro semestre deste ano foram registrados 895 acidentes em Pouso Alegre.

Foram dois acidentes a menos em 2022, em relação ao mesmo período em 2021. No ano passado foram 1.648 acidentes registrados entre janeiro e dezembro, sendo que 897 foram no primeiro semestre.

 

 

Avenida terá melhorias

Do total de acidentes no primeiro semestre deste ano, 78 foram na Av. Prefeito Olavo Gomes de Oliveira, que vem recebendo muitas críticas por parte de moradores.

Isso porque vários acidentes, inclusive graves e com morte, foram registrados na extensão da via nas últimas semanas, que tem recebido grande fluxo de veículos devido à interdição da Avenida Dique 1, que está em obras.

Em 2021, foram 159 acidentes entre janeiro e dezembro, sendo 94 no primeiro semestre. Assim, é possível ver que houve queda no número de acidentes na via do ano passado para este.

Foto: PMPA

Vale destacar que a Prefeitura realizou uma manutenção na sinalização das travessias elevadas na avenida neste mês. O Executivo afirmou que melhorias serão realizadas em toda extensão da avenida ainda este ano.

“Em relação à Avenida Prefeito Olavo Gomes de Oliveira, um importante e extenso corredor viário do município, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes irá realizar melhorias na mobilidade urbana em toda extensão desta via, incluindo a revitalização das faixas de travessias e implantação de refúgios aos pedestres, nos próximos meses. Vale ressaltar que a sinalização de trânsito não exclui a responsabilidade e conscientização da população sobre medidas de segurança e o risco ao não cumpri-las”, disse em nota.

Indicação de vereador

No último dia 26 de julho, o vereador Dr. Edson enviou uma indicação à Prefeitura de Pouso Alegre, solicitando ao setor responsável que promova melhorias na mobilidade urbana do município.

De acordo com o vereador, a indicação tem por objetivo o atendimento às reivindicações feitas pela população. Ele pediu a revitalização das faixas de travessias e
implantação de refúgios seguros para os pedestres. Veja o documento completo.

“Diante do caos que se encontra o trânsito em Pouso Alegre, solicitei ao executivo melhorias na mobilidade urbana com a revitalização das faixas e das travessias de pedestres e implantação de refúgios aos pedestres, bem como a realização de campanha publicitária “Paz no Trânsito”, visando a redução do número de acidentes, prejuízos e mortes através da conscientização e debate sobre o sistema viário da cidade”, escreveu o vereador nas redes sociais.

Além disso, ele ainda apresentou um outro requerimento de intimação ao Secretário Municipal de Trânsito, para que compareça à Câmara para debater publicamente com todos os vereadores a situação do trânsito.

Protestos

Nas últimas semanas, vários acidentes foram registrados na região dos bairros Foch, São Carlos, São Geraldo e Jardim Olímpico, o que tem gerado questionamentos por todos os lados entre os munícipes. Enquanto uns criticam a sinalização, outros reforçam a falta de atenção de pedestres, motoristas e motociclistas no local.

Vale destacar que no dia 02 de julho uma idosa morreu depois de ser atropelada em uma dessas travessias da via no dia 30 de junho, na altura do bairro Foch. veículo era conduzido por um adolescente de 16 anos, sem habilitação. Familiares de Iraci Oliveira Peña, de 68 anos, ainda realizaram um protesto pedindo justiça.

Iraci Oliveira Peña morre após ser atropelada na faixa de pedestre por menor sem CNH. Foto: Arquivo de família

Além disso, um outro protesto está sendo marcado para o dia 06 de agosto, pela família e amigos de David Lourenço, que morreu no começo do ano após um acidente na Avenida Ver. Antônio da Costa Rios, no bairro São Geraldo.

Jovem morreu após vários dias na UTI / Foto: enviada pela família

O acidente aconteceu no dia 13 de fevereiro; o jovem chegou a ser resgatado em estado grave e ficou 89 dias na UTI. Entretanto, o jovem não resistiu e morreu no dia 3 de maio. A passeata vai acontecer às 15h de sábado (06/08) com concentração na Avenida Vereador Antônio da Costa Rios, 598.

 

Mais Lidas