Notícia

Filhas de idosa morta por atropelamento se emocionam em protesto por justiça

Familiares e amigos de Iraci Peña pediram justiça e melhorias no trânsito em Pouso Alegre; Idosa morreu após atropelamento em 30 de junho

Nayara Andery / 11 julho 2022

Filhas de D. Iraci se emocionam em protesto após morte da mãe.

As filhas de Iraci Oliveira Peña, Tamara e Renata não seguraram a emoção quando chegaram ao local onde a mãe foi atropelada no bairro Foch, em Pouso Alegre, no Sul de Minas. Juntamente com amigos, elas organizaram um protesto no último domingo (10/07) para cobrar justiça no caso e pedir melhorias no trânsito.

A aposentada, de 68 anos, atravessava uma faixa de pedestre da Avenida Prefeito Olavo Gomes de Oliveira para comprar ração para o cachorro, quando um carro parou, mas, uma moto pilotada por um adolescente de 16 anos a atropelou. Ela morreu dois dias depois por traumatismo craniano.

Em todo o trajeto as pessoas pediam justiça e paz no trânsito. Foi a primeira vez que a família de Iraci voltou ao local do acidente e não conteve a tristeza de ver o trecho, onde mesmo a faixa de pedestre não foi suficiente para evitar que a aposentada fosse uma vítima fatal do trânsito.

“Por ela estamos aqui lutando por melhorias, para que mais pessoas não morram como a minha mãe morreu”, disse a filha Tamara Rodrigues.

“A forma que ela se foi, foi muito injusta. Vários erros. A gente está buscando por justiça, porque se fosse uma de nós ela estaria fazendo a mesma coisa”, fala a filha Renata Rodrigues.

Gabriel, neto de Iraci, criança, segurava um cartaz com a mensagem “ninguém respeita pedestres”. Ele quer que o aconteceu com a avó não fique apenas nas estatísticas de mortes no trânsito.

“Eu não quero que ninguém sofra um acidente como aconteceu com a minha avó. Eu quero que pelo menos com essa manifestação melhore, para que tenha sinalização não só aqui, mas em todas as ruas”, acrescenta o menino.

Iraci era querida entre as pessoas do bairro e conhecida por ser uma mulher ativa e contente. A alegria e a vida de Iraci foram interrompidas por acidente de trânsito.

O adolescente que pilotava a moto não tinha carteira de habilitação, já que tem 16 anos. A informação é que trabalhava como entregador. Ele foi apreendido e na delegacia contou à polícia que pegou escondido a moto do tio. O adolescente foi liberado quando a mãe chegou. Um dos pedidos da manifestação foi justiça.

Um homem de 62 anos também foi atropelado na mesma avenida e teve ferimentos leves. Isso aconteceu cinco dias depois do acidente de Iraci. Para a família e amigos dela, é preciso conscientizar as pessoas e melhorar o trânsito com urgência.

O que diz a prefeitura

A prefeitura respondeu em nota que está atenta às demandas do trânsito da cidade e que se solidariza com familiares e amigos de dona Iraci.

“Em relação à Avenida Prefeito Olavo Gomes de Oliveira, um importante e extenso corredor viário do município, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes irá realizar melhorias na mobilidade urbana em toda extensão desta via, incluindo a revitalização das faixas de travessias e implantação de refúgios aos pedestres, nos próximos meses. Vale ressaltar que a sinalização de trânsito não exclui a responsabilidade e conscientização da população sobre medidas de segurança e o risco ao não cumpri-las.”

 

 

Mais Lidas