Gente do Mandu

Monsenhor José Carneiro Pinto morre aos 100 anos, em Santa Rita do Sapucaí

Corpo está sendo velado no Santuário de Santa Rita de Cássia e sepultamento será neste sábado, após missa das 09h.

Magson Gomes / 22 julho 2022

Monsenhor José Carneiro Pinto – reprodução arquidiocese

O monsenhor José Carneiro Pinto faleceu na noite desta quinta-feira (21/07), em Santa Rita do Sapucaí, Sul de Minas. O religioso tinha 100 anos e nove meses de idade.

A morte do monsenhor foi comunicada pela Arquidiocese de Pouso Alegre. José Carneiro Pinto estava internado há poucos dias, no hospital Antônio Moreira Sales, em Santa Rita do Sapucaí, onde faleceu às 21h50 desta quinta-feira.

Nascido em Itajubá em 20 de outubro de 1921, monsenhor José Carneiro Pinto completou 75 anos de sacerdócio em dezembro do ano passado. Ele foi ordenado pelas mãos de Dom Octávio Chagas de Miranda, na Catedral do Bom Jesus, em Pouso Alegre, em 1946.

 

Sobre velório

O corpo do monsenhor José Carneiro Pinto está sendo velado no Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Rita do Sapucaí.

Nesta sexta-feira, serão celebradas sete missas de corpo presente (7h, 9h, 12h, 15h, 17h, 19h, 22h). No sábado (23/07), serão mais duas missas, 07h e às 09h.

O corpo do religioso será sepultado após a missa das 09h, na capela de Santa Rita, no subsolo do santuário.

NOTA DE FALECIMENTO DA ARQUIDIOCESE DE POUSO ALEGRE

Monsenhor José Carneiro Pinto

Comunico, com profundo pesar, o falecimento do Revmo. Monsenhor José Carneiro Pinto, pároco emérito da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Santa Rita do Sapucaí (MG), membro de nosso clero arquidiocesano, transcorrido na data de 21 de julho, quinta-feira, às 21h50, com a idade de 100 anos e nove meses, após uma saudável longevidade que o deixou tanto tempo entre nós, razão de ação de graças.

Nascido em Itajubá aos 20 de outubro de 1921, completou 75 anos de sacerdócio em dezembro de 2021, tendo sido ordenado pelas mãos de Dom Octávio Chagas de Miranda, na Catedral do Bom Jesus, em Pouso Alegre.

Peço a caridade de todos de elevarmos a Deus nossas preces em agradecimento pela vida tão longeva que fez acontecer tão marcantemente sua ação evangelizadora em nossa arquidiocese, especialmente no município de Santa Rita do Sapucaí e de sufrágio em seu favor, pedindo a Deus que o acolha nas festins da eternidade na companhia da Bem Aventurada Virgem Maria e de Santa Rita de Cássia.

Seu corpo será velado no Santuário de Santa Rita de Cássia, onde serão celebradas Santas Missas e seu sepultamento se dará na Capela de Santa Rita de Cássia, no subsolo do mesmo Santuário.

Os devidos horários e outras relevantes informações serão oportunamente divulgados.

Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R.

Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre

Mais Lidas