Economia

Sicredi e RenovaEco assinam acordo de cooperação para fomentar uso de energias renováveis

Além do acordo para beneficiar associados, Sicredi investirá em usina de energia fotovoltaica para tornar suas agências mineiras 100% sustentáveis neste quesito.

Terra do Mandu / 19 julho 2022

Assinatura acordo RenovaEco e Sicredi – Imagem Divulgação Sicredi

Promover e fortalecer ações sustentáveis nas localidades onde atuam é o principal objetivo do acordo de cooperação firmado entre a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG e a RenovaEco Cooperativa de Energia Renovável.

A assinatura ocorreu em 13 de julho, no auditório da Incubadora Municipal de Santa Rita do Sapucaí/MG, município sede da RenovaEco – que administra e realiza a gestão de créditos de energia das usinas fotovoltaicas que operam na modalidade de geração compartilhada.

Com isso, os associados de ambas as instituições terão acesso a benefícios que ultrapassam serviços financeiros ou soluções em energia renovável, como ações de fomento à cultura cooperativa e sustentável, e de toda uma cadeia de valor direta e indireta.

Em uma instância maior, essa intercooperação permitirá a criação de demandas plenamente aderentes ao intuito de desenvolvimento sustentável, proporcionando benefícios e transformações nas cidades e regiões onde as cooperativas estão inseridas, como cita o presidente da RenovaEco, Rodrigo Renó Gonzaga.

“Essa integração, por meio de uma cadeia colaborativa, dará acesso aos cooperados às energias renováveis, tendo como foco na energia fotovoltaica. Por meio da parceria com a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, o associado da Cooperativa terá desconto de 20% na taxa variável da conta de energia elétrica, através da RenovaEco, sem investimento do associado. Entendemos que é algo alinhado com a tendência de capitalismo colaborativo, responsável e consciente. Isso porque somos fortes em geração distribuída compartilhada, o que tem permitido a universalização do acesso à economia às pessoas e às empresas de menor porte”, explica.

Ainda, segundo Gonzaga, a RenovaEco atua verdadeiramente como uma cooperativa. “Por isso, temos um alinhamento muito forte com o Sicredi, que tem nos servido como inspiração desde que iniciamos nossas atividades. Operar com o agente financeiro e cooperativo, bem alinhado com o que buscamos, possibilita melhorar processos continuamente e compartilhar conhecimentos. É mágico termos incentivadores e impulsionadores como o Sicredi, pois mais que um agente financeiro, é uma instituição que fortalece seu associado e toda economia local”, ressalta o presidente.

Imagem: Divulgação Sicredi

A Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG

Entre os vários propósitos da Cooperativa, está o cuidado com a preservação ambiental. Nesse sentido, a presidente, Angelita Marisa Cadoná, acredita que esta parceria com a RenovaEco só vem a somar com as iniciativas de sustentabilidade que a instituição de crédito já pratica. “Este acordo permite acesso à fonte renovável de energia, tarifas mais acessíveis, possibilidade de investimentos em usinas, popularização e acesso a outras tecnologias renováveis, formando uma rede de geração e distribuição cooperativa e sustentável”, frisa Angelita.

Inicialmente, o acordo contempla associados das regiões de atuação da Cooperativa em Santa Catarina e Minas Gerais, e os interessados podem buscar mais informações junto às agências do Sicredi

Agências sustentáveis

Atualmente, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG conta com uma usina de energia fotovoltaica em Rodeio Bonito/RS, município sede da Cooperativa. Em Minas Gerais, essa iniciativa vem se fortalecendo – já está em funcionamento uma usina para atender as agências de Cambuí e Extrema e, em breve, será implantada uma usina fotovoltaica de solo em Brazópolis, para atender as outras agências da Cooperativa no estado, o que tornará as agências mineiras 100% sustentáveis neste quesito.

“No cooperativismo, acreditamos que a sustentabilidade representa a essência e a perenidade do negócio. Nesse sentido, o investimento realizado reforça o compromisso da Cooperativa de promover e incentivar projetos sustentáveis nas esferas econômico, social e ambiental, fazendo jus ao propósito de juntos construirmos uma sociedade mais próspera”, finaliza Angelita.


Mais Lidas