Notícia

Festivais de inverno aquecem o turismo em julho na Serra da Mantiqueira

Cidades apostam em eventos gastronômicos e musicais para continuar com o turismo em alta em meio ao inverno no Sul de Minas

Iago Almeida / 09 julho 2022

Julho sempre é um mês importante para o turismo nos municípios do Sul de Minas, que rodeiam a Serra da Mantiqueira. Não só por ser um mês de férias em escolas e universidades, o que faz aumentar o número de viagens, mas também pelo frio, que atrai ainda mais turistas para a região. Tem até o espetáculo das geadas em algumas localidades, durante as manhãs.

Após dois anos e meio de pandemia da Covid-19, as cidades estão apostando em festivais de inverno e muita música para atrair os visitantes em 2022. A programação começou ainda em maio e foi intensificada com a chegada do inverno. A expectativa é reunir grande público nos fins de semana deste mês.

Colada em Campos do Jordão/SP, a cidade de Delfim Moreira, no alto da Serra da Mantiqueira, é muito procurada por aqueles que são apaixonados por baixas temperaturas. Atualmente, a cidade é a mais fria do estado de Minas, ‘vencendo’ Maria da Fé e o distrito de Monte Verde, que fica em Camanducaia.

“O bairro do Charco é a localidade habitada mais fria do sudeste do Brasil, há 1.712 metros de altitude. Ano passado (2021) tivemos um destaque nacional com a Incrível marca de -10°C”, diz Mateus Ribeiro, Secretário Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Delfim Moreira.

Inverno de 2021 foi um dos mais gelados dos últimos anos em Delfim Moreira / Foto: Mateus Ribeiro

Em 2022, Delfim Moreira aposta na realização do 1° Festival de Inverno para atrair turistas, mostrando a riqueza da gastronomia, cultura e shows, encontrados no local. Haverá trilha ecológica, turismo em espaços rurais, visita e degustação em olivais, oficinas gastronômicas de truta com pinhão e mais, entre os dias 21 e 24 de julho. Confira a programação completa, clicando aqui.

Montanhas são uma pintura a parte em Delfim Moreira / Foto: Mateus Ribeiro

Enquanto isso, Bueno Brandão, que também está no alto da Serra, reúne eventos em todos os fins de semana do mês. A programação do ‘Inverno nas Montanhas’ começa com o 32° Arraiá do Zé Bagunça, entre 8 e 10 de julho.

Ainda acontecerá o Festival de MPB – Canto Místico, em dois fins de semana com shows de rock cover e encerrando com a festa do padroeiro da cidade, Sr. Bom Jesus, no dia 06 de agosto. Neste mesmo período também acontece o ‘Tour Gastronômico – Sabores das Montanhas’ com a participação de 20 empreendimentos da área gastronômica.

Bueno Brandão fica no alto da Serra da Mantiqueira / Foto: Portal Minas Gerais

Segundo Douglas Coltri, Diretor Municipal de Turismo, “a retomada destes eventos significa uma injeção significativa na economia da cidade e, também, contribuindo para o desenvolvimento da região, uma vez que as pessoas também têm a opção de conhecer outras cidades, enquanto ocorre o evento”, explicou.

Isso porque as cidades do Circuito das Malhas (Ouro Fino, Borda da Mata, Inconfidentes, Jacutinga e Monte Sião) estão muito próximas de Bueno Brandão, sendo uma opção para os turistas visitarem durante os dias na região.

Além disso, o departamento de Administração e Planejamento e o departamento de Obras da prefeitura de Bueno Brandão apostou no projeto ‘Caminho das Flores’, com a instalação de 60 floreiras, totalizando 420 vasos, em ruas da entrada da cidade. O objetivo é atrair ainda mais turistas e embelezar o município.

Floreiras foram instaladas em várias partes de Bueno Brandão / Foto: Divulgação Prefeitura

Gonçalves é mais um destino procurado nos dias frios e com mais de 30 pousadas na zona rural, é uma das cidades com muitas paisagens para se contemplar. Tem as cachoeiras de águas cristalinas, rios e picos que chegam até 2.100 metros de altitude. Tem ainda casarões antigos. A cidade sedia, até o final do mês, o Festival de Inverno, com programação diversificada entre apresentações culturais e muita gastronomia.

Gonçalves é um dos destinos mais procurados no inverno do Sul de Minas / Foto: Portal Minas Gerais

Principal destino de frio

O local mais conhecido e, consequentemente, mais procurado para o turismo de inverno em Minas Gerais, é o distrito de Monte Verde, em Camanducaia. O lugar já recebeu os títulos de “melhor destino de inverno” e “melhor destino de romance” do país.

O frio já é, normalmente, a alta temporada para os hotéis e pousadas do distrito. E a previsão de geadas para este ano fez a busca por hospedagem aumentar na cidade em 30% em Monte Verde, segundo a MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região).

Monte Verde é o principal destino procurado por turistas no Sul de Minas / Foto: MOVE

“Além do setor de hospedagem, as empresas de passeio também registraram um aumento no número de interessados nos últimos dias. Por isso, é importante que quem deseja aproveitar o frio em Monte Verde, já faça sua reserva com antecedência”, afirma Rebecca Wagner, presidente da MOVE.

Para auxiliar o turista, o portal Visite Monte Verde possui uma lista de hospedagens, passeios e atrações da região. Em julho acontece o Festival de Inverno, com diversos espetáculos culturais de teatro, dança, música e circo.

Entre os dias 11 de junho e 14 de agosto, a vila promove três eventos: Amor nas Montanhas, Inverno nas Montanhas e Gastronomia Mineira nas Montanhas, todos organizados pela MOVE. A expectativa é receber cerca de 600 mil pessoas e movimentar R$ 200 milhões na economia.

Monte Verde já foi considerado o destino mais romântico do país / Foto: MOVE

Nos últimos anos, o distrito se tornou destino certo também para a prática de mountain bike. Com diversas opções de trilhas e de passeios guiados, o vilarejo faz parte do Circuito Serras Verdes de Cicloturismo, criado para conectar, por meio do pedal, 20 municípios da Serra da Mantiqueira em percursos com belíssimas serras, campos, vales e matas.

“Temos visto que Monte Verde tem sido buscado muito por esse público por ter várias trilhas. Mesmo as estradas que cortam a região têm uma natureza muito bonita, com várias paradas interessantes, vários locais para conhecer. Então, o público de bike também é muito bem-vindo e tem ficado muito feliz com o que proporcionamos por aqui”, enfatiza Rebecca Wagner.

Mais Lidas