Notícia

PM confirma que já detonou explosivos deixados por assaltantes em Itajubá

Esquadrão antibombas do Bope trabalhou até a noite desta quinta-feira (23/06) para detonar quatro bombas que foram deixadas em agência

Iago Almeida / 24 junho 2022

A Polícia Militar de Minas Gerais havia confirmado nesta quinta-feira (23/06) que os criminosos que atacaram a agência da Caixa Econômica Federal em Itajubá, no Sul de Minas, deixaram quatro bombas dentro do banco, sendo duas no primeiro andar e duas no segundo.

Depois de intenso trabalho, o esquadrão antibombas do Bope conseguiu retirar os explosivos e detoná-los de forma segura. Os policiais do Bope chegaram à agência por volta de 17h para retirar os artefatos e por volta de 20h, o trabalho ainda continuava.

A informação foi confirmada pela porta-voz da PMMG, Maj. Layla Brunnela, em novo vídeo divulgado sobre o caso na manhã desta sexta-feira (24/06). De acordo com a policial, os trabalhos para encontrar os criminosos continuam e o cerco está montado na região.

Além disso ela informou que a rua da agência da Caixa Econômica Federal onde aconteceu o ataque, continua fechada em Itajubá. Entretanto, ainda não há confirmação se os criminosos conseguiram levar algum dinheiro da agência.

“Já houve a detonação desses explosivos em ambiente seguro. Nós permanecemos no cerco e bloqueio nas regiões do entorno da cidade. Estamos ainda nesse processo de abordagem, na busca desses infratores”, disse. Veja o vídeo completo:

 

 

Vale destacar que na manhã desta sexta-feira (24/06), o governador Romeu Zema participou de uma reunião com as forças de segurança do Sul de Minas e destacou que esta foi a primeira ocorrência do tipo no estado em 2022.

Cinco feridos na ação

Ao todo a ação deixou 5 feridos, sendo quatro policiais e um universitário. Durante o tiroteio em Itajubá, um estudante da Universidade Federal de Itajubá *Unifei) foi atingido na perna enquanto passava em seu carro no meio do confronto. Ele já recebeu alta e foi levado pela universidade para a casa da família, em São José dos Campos/SP.

Entre os policiais, um foi atingido com um tiro no braço durante novo tiroteio que aconteceu em Brazópolis nesta quinta-feira (23/06). Os outros três que foram atingidos também passam bem, segundo a PM; um levou um tiro de fuzil no braço e precisou passar por cirurgia, enquanto o outro foi atingido no ombro. Sobre o quarto policial, não há informação de onde o tiro pegou.

Estudante ferido na perna durante tiroteio teve alta após passar a madrugada em observação / Foto: Divulgação

Carros e materiais apreendidos

Até esta quinta-feira a Polícia Civil, que está apoiando a ocorrência, havia confirmado que seis carros que haviam sido abandonados pela quadrilha foram apreendidos: três em Estiva, dois em Brazópolis e um em Itajubá. Em um dos veículos apreendidos em Brazópolis a polícia encontrou muito sangue e alguns materiais.

Foram apreendidos material explosivo, celulares, carregadores, balanças, explosivos, munições intactas e deflagradas, escudo e diversos miguelitos, que são usados para furar pneus de carro.

Carro blindado, com registro de furto no estado de SP, usado na ação criminosa em Itajubá. Imagem: reprodução

 

Carro blindado, com registro de furto no estado de SP, usado na ação criminosa em Itajubá. Imagem: reprodução

O ataque

A ação dos criminosos teve início por volta das 23h30 de quarta-feira (22/06). Vídeos de moradores mostram o cenário que lembra uma guerra em pleno centro da cidade. É possível ouvir barulho dos tiros de fuzis e explosões de bombas e criminosos que circulam com armas de guerra.

Os bandidos tentaram incendiar um carro em frente ao quartel da PM. Eles jogaram gasolina no veículo, mas o fogo não se espalhou, enquanto o bando armado disparava tiros em todas as direções e cercava o centro da cidade.

Policiais Militares de toda a região realizam desde o início da madrugada uma operação de cerco e bloqueio. Oficiais de Belo Horizonte e São Paulo também estão em Itajubá. O comando operacional reforça que as cidades e rodovias da região estão sob monitoramento.

 

Mais Lidas