DESTAQUE

Festa do Rosário começa nesta sexta com apresentação das Congadas em Silvianópolis

Esta é a 242° edição do evento que reúne moradores e turistas em devoção à Nossa Senhora do Rosário; veja programação

Iago Almeida / 24 junho 2022

Congadas serão recebidas na cidade nesta sexta-feira (24/06) / Foto: Divulgação

A tradicional Festa das Congadas acontece neste fim de semana em Silvianópolis, no Sul de Minas. Esta é a 242° edição do evento, que retorna após dois anos, devido à pandemia da Covid-19. A tradição reúne moradores e turistas em devoção à Nossa Senhora do Rosário.

A festa acontecerá depois que moradores da cidade votaram em uma consulta popular promovida pela Prefeitura, no intuito de saber se a maioria da população era contra ou a favor. Ao todo, 481 pessoas registraram o voto; 80% optaram pela realização da Festa. Na apuração, foram 380 a favor da festa, 91 contra, oito votos nulos e dois votos brancos.

A festa religiosa já começou com a novena e o levantamento do mastro durante o mês de junho. Nesta sexta-feira (24/06), a festa é intensificada com a chegada das congadas. Além disso, nesta sexta acontecerá ainda a apresentação de um grupo característico em Silvianópolis.

“São homens que vestem de fantasia, de caiapós, de mulher, e saem tocando algumas batidas parecidas com as batidas dos caiapós pelas ruas da cidade”, explica o historiador Luis Fernando Nogueira dos Santos, segundo secretário da Associação de Caridade Nossa Senhora do Rosário.

 

Confira a programação da festa deste fim de semana

24/06 – sexta-feira
20h
 – Chegada e apresentação das Congadas;

25/06 – sábado
5h – Alvorada Festiva
15h – Subida do Reinado – saindo do Barracão da Festa, com destino a Capela de Nossa Senhora do Rosário, onde acontecerá um dos rituais do cerimonial da Festa.

26/06 – domingo
9h – Missa com as Congadas, na Igreja Matriz de Sant’Ana presidida pelo Cônego Ramon e em seguida apresentações das Congadas em frente à Igreja Matriz.
15h – Saída do Cortejo do Barracão da Festa até a Capela de Nossa Senhora do Rosário, aonde acontece a Benção das Espadas pela Guarda-Coroas e a Cerimônia de Transferência das Coroas aos Festeiros de 2023.

Mais Lidas