O B-boy, grafiteiro e motoboy Francisnei Santos Oliveira, que morreu após ser atropelado no Centro de Pouso Alegre, pode ser homenageado com o nome em uma travessa da cidade. Um projeto de lei que será votado na Câmara, em 28 de junho, propõe dar o nome de “Beco do Fhran” à travessa que liga as Rua Bom Jesus e Cel. Ribeiro de Abreu, ao lado da Auto Escola Sapucaí. A homenagem inclui uma exposição permanente de grafite e um evento de inauguração.
O local é perto do cruzamento em que Fhran foi atropelado quando estava de moto, fazendo entregas. Ele seguia pela Rua Bom Jesus quando um carro não respeitou a Parada Obrigatória no cruzamento com a Rua Monsenhor Dutra. Fhran tinha 31 anos, esposa e três filhos e morreu horas depois do acidente, em 19 de dezembro de 2021.
Em depoimento, o policial penal que dirigia o carro que atropelou Fhran alegou que não viu a placa de Pare, que fica bem próxima à esquina. Dezenas de motociclistas fecharam o cruzamento e fizeram protesto em 22 de dezembro. Eles pediam justiça e mais segurança no trecho. Artistas amigos de Fhran escreveram com grafite a sinalização de PARE no asfalto, perto da placa que indica a Parada Obrigatória. Dias depois a prefeitura fez a pintura da sinalização no asfalto.
Grafite será parte de homenagem ao artista
Conhecido em toda a região, Fhran fazia parte do coletivo Area 35 Crew, que une arte a projetos sociais. O PL de autoria do vereador Igor Tavares, consiste no beco também ganhar permanentemente uma exposição de arte em grafite para homenagear o artista.
A inspiração para essa ideia é baseada no Beco do Batman, uma galeria de arte nas paredes de uma viela da Vila Madalena, na capital paulista. Ele é a maior referência de arte urbana no Brasil.
Se o PL for aprovado na Câmara, o Beco do Fhran será inaugurado com um evento no começo de julho. O artista Jefferson Vilella, conhecido como Tedeo, lembra que ”Fhran adorava o grafite, e não tem nada mais justo do que homenagear o nosso amigo dando vida a esse beco com pinturas bem legais e eternizando o nome dele para sempre na história de Pouso Alegre”.
Para o autor do PL, “Com a contribuição de todos os seus amigos escritores de grafite, a travessa hoje vazia irá se tornar uma referência histórica, artística e cultural do município, ao eternizar a memória do pai de família, marido, filho querido, trabalhador e talentoso artista Francisnei Oliveira, numa parte do coração da cidade que será reconhecida por todos nós pouso-alegrenses como o BECO DO FHRAN”.