Região

Cumprindo agenda no Sul de Minas, Zema elogia ação de policiais em Itajubá

"Criminosos não terão vez" escreveu o governador do estado em sua conta no twitter; policiais seguem à procura da quadrilha

Iago Almeida / 23 junho 2022

O governador de Minas Gerais está cumprindo agenda no sul do estado nesta quinta-feira (23/06), coincidentemente no mesmo dia em que Itajubá está vivendo momentos intensos e de medo depois do ataque à agência da Caixa Economia Federal. O governador usou as redes sociais para elogiar o trabalho da Polícia Militar de Minas Gerais.

 

 

Zema cumpriu agenda pela manhã em Três Corações, onde inaugurou uma unidade do UAI Compartilha na cidade. A parceria entre o estado e o município beneficiará 149 mil moradores de Três Corações e de outras seis cidades: Cambuquira, Campanha, Conceição do Rio Verde, São Tomé das Letras, São Bento Abade, Carmo da Cachoeira. A expectativa é de realizar aproximadamente 114 mil atendimentos por ano.

Em seguida, o governador cumpriu agenda de trabalho em Varginha. Lá ele participou do lançamento do Edital Minas para Minas: Minas para o Mundo, que vai destinar recursos para incentivar o Turismo e a Cultura nas cidades do Circuito Mar de Minas.

Romeu Zema também participa do lançamento do seminário “Destinos de Minas”, que vai debater pleitos e projetos para o desenvolvimento turístico e cultural desta região do estado de maneira sustentável.

O ataque

A ação dos criminosos teve início por volta das 23h30 desta quarta-feira (22/06). Vídeos de moradores mostram o cenário que lembra uma guerra em pleno centro da cidade (veja abaixo). É possível ouvir barulho dos tiros de fuzis e explosões de bombas e criminosos que circulam com armas de guerra.

Os bandidos tentaram incendiar um carro em frente ao quartel da PM. Eles jogaram gasolina no veículo, mas o fogo não se espalhou, enquanto o bando armado disparava tiros em todas as direções e cercava o centro da cidade.

Policiais Militares de toda a região realizam desde o início da madrugada uma operação de cerco e bloqueio. Oficiais de Belo Horizonte e São Paulo também estão em Itajubá. O comando operacional reforça que as cidades e rodovias da região estão sob monitoramento.

Até o momento um homem foi preso, segundo a Prefeitura Municipal em nota oficial, um batedor da quadrilha. A prisão do suspeito aconteceu na região de Brazópolis e Paraisópolis, onde também houve troca de tiros com a PM após a fuga dos criminosos de Itajubá.

Além disso, os outros envolvidos são procurados; a polícia estima que são mais de 12 pessoas envolvidas na ação. Cinco pessoas ficaram feridas durante o ataque, entre elas quatro policiais militares e um morador que passava pelo local em Itajubá.

Quatro veículos utilizados na ação criminosa já foram apreendidos em cidades vizinhas, como Brazópolis. Os serviços públicos, comércios e indústria estão funcionando normalmente em Itajubá.

Além disso, de acordo com a Guarda Municipal, os assaltantes deixaram quatro bombas dentro da agência bancária em Itajubá, sendo duas no primeiro andar e outras duas no segundo. Por isso, o BOPE e o GATE foram acionados para retirar as bombas da agência, depois de desarmá-las.

 

Mais Lidas