Emprego

IBGE oferece 43 vagas para recenseador em Pouso Alegre e cidades vizinhas

Inscrições vão até próximo dia 15/06, sem cobrança de taxa. Recenseadores vão atuar no Censo 2022, previsto para começar no segundo semestre.

Magson Gomes / 10 junho 2022

Divulgação IBGE

O IBGE abriu, nesta quinta-feira (09/06), processo seletivo simplificado complementar para contratar recenseadores do Censo 2022. Nesta etapa, ainda há 33 vagas para a cidade de Pouso Alegre, sete para Congonhal e outras três para São Sebastião da Bela Vista.

As inscrições podem ser feitas até a próxima quarta-feira, dia 15/06, sem cobrança de taxa. Os interessados devem ter, no mínimo, ensino fundamental completo. Em todo estado de Minas Gerais são 4.633 vagas nessa etapa.

Os interessados devem acessar o Portal do IBGE, e fazer a inscrição por meio do formulário virtual.

O processo complementar tem o objetivo de contratar pessoal para as vagas que não foram preenchidas no processo seletivo simplificado. A diferença entre as duas seleções é agora é feita a análise curricular dos interessados, em vez de prova, e não é cobrada taxa de inscrição.

Função e remuneração

O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios. É possível calcular uma estimativa neste simulador.  A previsão de duração de contrato do recenseador é de até três meses.

Se trabalhar até 50 horas por mês, pode chegar a um salário de R$ 2.600,00. De acordo com o edital, é recomendado que o recenseador tenha uma jornada de trabalho mínima de 25 horas semanais.

O profissional também passará por um treinamento obrigatório antes do início da coleta do Censo. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 30 de junho.

Mais Lidas