Notícia

Mercado imobiliário de Pouso Alegre: Hora de vender ou comprar imóveis?

A pandemia colaborou para o surgimento de novos perfis de investidores. Novos empreendimentos voltam a ser lançados, muitas oportunidades para quem busca investimento no setor imobiliário.

Informe Publicitário / 02 junho 2022

Prime Negócios Imobiliários. Imagem: divulgação

O momento está propício para a compra ou venda de imóveis? É uma das dúvidas que muitas pessoas têm nesse primeiro semestre de 2022. O diretor comercial da Prime Negócios Imobiliários, Gabriel Fernandes Fonseca, e a corretora Prime, Narjara Alves, respondem.

De acordo com o diretor comercial, o mercado imobiliário em Pouso Alegre, Sul de Minas, está ainda mais aquecido do que durante a pandemia, com o surgimento de novos empreendimentos. Gabriel lembra que, durante o período mais crítico da pandemia da Covid-19, as incorporadoras deixaram de lançar grandes empreendimentos, sejam loteamentos, condomínios ou casas prontas.

Nota-se que na pandemia houve uma diminuição da oferta de imóveis novos, no entanto, isto não ocasionou em um desabastecimento do mercado ou, diretamente, no desaquecimento do mesmo. Por isso, usamos a cima do termo ‘mais aquecido’. “Enquanto não haviam novos lançamentos houve um aumento significativo na venda de imóveis usados mantendo com isso o mercado aquecido e o volume na venda de imóveis”.

“Outra tendência notada na pandemia foi que com a baixa da taxa Selic, investidores que mantinham recursos aplicados viram sua rentabilidade despencar. Então, essas pessoas começaram a retirar os recursos dos bancos para investir no mercado imobiliário, que é mais sólido e menos volátil”, explica Gabriel Fernandes Fonseca.

Gabriel Fernandes Fonseca, diretor da Prime Negócios Imobiliários. Imagem: divulgação

O diretor afirma que esse é um bom momento para quem quer vender um imóvel. “Uma vez que os imóveis que estavam à venda no mercado antes da pandemia com valor acima da realidade do mercado pouso-alegrense após a hipervalorização ocorrida com o material de construção e outros fatores citados nessa conversa, estão agora com valor equilibrado e em um momento perfeito para concretizar venda. ”

“Outra percepção é que mesmo com a alta da taxa Selic em 2022 temos notado a demanda de pessoas com capital financeiro investido buscando pelo mercado imobiliário como forma de diversificar seus investimentos e ganhar estabilidade na carteira. Este foi um dos principais perfis de clientes verificado no primeiro semestre”, conta a corretora Prime, Narjara Alves.

Outro apontamento é que, com a retomada dos lançamentos imobiliários, o investimento em imóveis na planta voltou a ser um ótimo negócio, dada a possiblidade de retorno futuros.

“Um exemplo disso é que hoje temos empreendimentos que vendidos na planta estão sendo comercializados a R$ 300 mil, mas, se hoje já estivesse pronto, valeria R$ 420 mil. Imaginem a tendência para daqui três anos, quando estiver sendo entregue, quanto estará valendo esse apartamento, se hoje já valeria mais do que o valor pelo qual está sendo comercializado”, exemplifica Gabriel.

O diretor da Prime ainda ressalta a importância de o investidor ter sempre o cuidado de ser orientado por um profissional que consiga, de fato, direcionar para um bom investimento.

Moradores de cidades vizinhas buscam investir no mercado imobiliário de Pouso Alegre

A localização estratégica de Pouso Alegre é um fato relevante para todos os negócios. Isso atrai cada vez mais pessoas. Gente que muda por opção de vida ou aquelas pessoas que chegam a Pouso Alegre para trabalhar vindos transferidos de alguma e de empresa multinacionais que também tem unidades por aqui.

“Essas pessoas que vêm transferidas de multinacionais chegam com poder aquisitivo para compra ou locação de imóvel de alto padrão. Então, Pouso Alegre tem também uma alta demanda de um público que vem de fora”, destaca Narjara.

Além desse público, pessoas de cidades vizinhas encontraram em Pouso Alegre a oportunidade para investir no mercado imobiliário. Visto a valorização dos imóveis na Terra do Mandu é bem maior do que se comparado a um investimento na cidade onde moram.

Narjara, que tem vendido mais de um imóvel por mês para esses novos clientes, conta que eles não compram para morar, mas de olho no potencial de crescimento da cidade e valorização do bem adquirido.

“Nosso escritório está aberto para acolher esses investidores e orientar da forma mais assertiva, para que o investimento em imóveis gere resultados satisfatórios”, diz Gabriel.

Prime Negócios Imobiliários. Imagem: divulgação

Mudança no perfil de compra – o upgrade de imóveis

A pandemia fez surgir um novo perfil de compra de imóveis. Com as famílias ficando cada vez mais dentro de casa, elas perceberam a necessidade de mais espaço.

Estes clientes são geralmente pessoas com imóveis quitados, que podiam dá-lo como parte de pagamento para a compra de um imóvel de maior valor. “A pandemia acelerou a mudança, com muitos clientes buscando um upgrade de imóveis”, lembra Narjara.

“Estes clientes moravam em um apartamento e só iam para lá à noite, para dormir. O imóvel atendia a família dentro daquela rotina. Porém, por conta da pandemia, com filhos dentro de casa o dia todo e o home office houve uma demanda por um imóvel maior e melhor, que é o tipo de imóvel que temos a oferecer na Prime”, conta o diretor comercial da imobiliária.

Atendimento digital foi acelerado

A Imobiliária Prime já havia criado ferramentas para que os clientes pudessem ser atendidos remotamente antes da pandemia. No entanto, este processo se intensificou ganhando o de incremento de novas ferramentas nos últimos anos, com as pessoas querendo cada vez mais fechar os negócios sem sair de casa.

Segundo Gabriel, esse atendimento remoto bem feito ocorreu desde o primeiro dia da pandemia. Isso foi muito importante ferramenta para a Prime, que manteve o crescimento do negócio. “Estávamos de portas fechadas, mas abertos para o mundo”.

O executivo da imobiliária também cita que a situação mudou. Antes, as pessoas andavam nos bairros onde pretendiam morar para buscar a casa ideal. Agora quem tem imóvel para vender também prefere anunciar no mundo digital, com isso, o comprador pode ser uma pessoa que jamais esteve naquele bairro ou passou em frente aquela casa.

“Temos o exemplo de uma cliente, que morava a mais de 600 km daqui, que comprou uma casa em condomínio fechado em Pouso Alegre sem nunca ter visitado a casa. Apenas por vídeo conferência com nossa corretora. Ela só conheceu o imóvel no dia em que a corretora foi entregar fazer a entrega das chaves. A cliente ficou muito satisfeita com a aquisição”.

Gabriel Fernandes Fonseca afirma que o comportamento do mercado imobiliário em Pouso Alegre não tem mais volta. A cidade não vai parar de crescer. São muitos empreendimentos sendo lançados atraindo muitas pessoas que escolhem Pouso Alegre como cidade para viver.

Prime Negócios Imobiliários. Imagem: divulgação

Contatos com a Prime

Entre em contato com a Prime Negócios Imobiliários e torne a busca, venda ou troca do seu imóvel mais tranquila e prazerosa. (35) 99908-4336  (35) 3025 – 4336. Acesse nosso site (clique aqui); conheça nosso Instagram (clique aqui) e a página da Prime no Facebook (clique aqui).

Mais Lidas