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Rodovia MG-295 ganha nova pavimentação entre Cambuí e Senador Amaral

Estão sendo realizados a remoção do pavimento desgastado e nivelamento da pista, seguido da aplicação de um novo revestimento asfáltico

Iago Almeida / 27 maio 2022

Foto: DER-MG

A rodovia MG-295, no trecho entre Cambuí (entroncamento com a Fernão Dias) e Senador Amaral, está ganhando uma nova pavimentação; são cerca de 15,3 quilômetros recebendo investimento de R$ 9,3 milhões. Também estão acontecendo obras no entroncamento da MG-173 (Paraisópolis) à Consolação.

“As duas obras estão sendo executadas de forma simultânea, em ritmo acelerado e de acordo com o cronograma previsto. Durante a execução dos serviços o tráfego de veículos está no sistema pare e siga. A previsão de conclusão dos serviços, de acordo com o contrato, é em outubro de 2022”, explicou o DER-MG.

A obra é do Governo de Minas Gerais, por meio do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). O segmento está incluído no Provias, o maior investimento em obras rodoviárias da última década.

No local são realizados serviços de fresagem (remoção de pavimentos antes da execução de um novo revestimento do asfalto) e reperfilamento (colocação de uma nova camada de asfalto para nivelar e corrigir a rodovia), para remover o pavimento desgastado e nivelar a pista, seguido da aplicação de um novo revestimento asfáltico.

Segundo o DER-MG, depois dessa etapa, a rodovia vai ganhar ainda uma nova sinalização horizontal e vertical, “trazendo conforto e segurança para quem circula pelo trecho”, afirmou o departamento.

Foto: DER-MG

Provias

Além das obras na MGC-295, o Provias vai contemplar outras 98 intervenções em rodovias de todas as regiões do estado. Ao todo, serão destinados R$ 2 bilhões em recursos, que vão permitir reverter a situação precária em que se encontram muitas rodovias mineiras devido ao baixo investimento realizado por gestões anteriores na manutenção das estradas.

Na mesorregião Sul-Sudoeste estão previstas 8 obras, que juntas somam mais de 137 quilômetros e investimentos da ordem de R$ 83,87 milhões. Os recursos para as obras são oriundos do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho, do Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre o Governo de Minas e a Fundação Renova, além de convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e convênios com prefeituras.

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