Notícia

Prefeitura intensifica acolhimento de pessoas em situação de rua em Itajubá

No Centro Municipal de Triagem e Acolhimento são oferecidas 5 refeições diárias, banho quente e produtos de higiene pessoal

Iago Almeida / 24 maio 2022

Foto: Prefeitura de Itajubá

Com o frio intenso registrado nos últimos dias no Sul de Minas, a Prefeitura de Itajubá intensificou o trabalho de abordagem às pessoas em situação de rua, abrindo novas vagas no Centro Municipal de Triagem e Acolhimento (CMTA).

De acordo com o Executivo, no local, são oferecidas 5 refeições diárias (café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e ceia), banho quente e produtos de higiene pessoal, além de todo o apoio necessário para uma boa qualidade de vida – tudo gratuitamente.

“O almoço e o jantar estão sendo oferecidos em parceria com o Hospital de Clínicas, através do Serviço de Nutrição. São cerca de 60 refeições diárias e o cardápio tem agradado bastante os frequentadores. A população pode fazer a sua parte”, pediu a prefeitura.

Assim, ao presenciar uma pessoa precisando de acolhimento, a pessoa pode ligar para (35) 99868-2253. O CMTA também está aceitando doações de roupas masculina e feminina, além de luvas, agasalhos e cobertores.

Foto: Prefeitura de Itajubá

Operação de inverno

De acordo com a Prefeitura Municipal, as abordagens às pessoas em situação de rua já acontecem diariamente no município no período matutino. Com o frio, elas foram reforçadas e estão sendo feitas também no período da noite em locais como praças, embaixo das pontes, Rodoviária, Mercado Municipal e demais locais de concentração dessa população.

Foto: Prefeitura de Itajubá

“Durante a ação, os assistentes sociais da Prefeitura, com o apoio da Guarda Municipal, se aproximam das pessoas em situação de rua e, através do diálogo humanizado, constroem uma relação de confiança, oferecendo-lhes acesso aos serviços assistenciais, como o CMTA”, explicou o Executivo.

“A Prefeitura também presta assistência às pessoas em situação de rua que não são do município, mas que estão de passagem por aqui neste momento. Para elas, é oferecida a passagem de ônibus para retorno à cidade de origem. Antes, elas têm acesso a banho quente, alimentação (jantar e café da manhã) e à pernoite no Centro de Acolhimento”, completou.

Mais Lidas