Notícia

Livro sobre o assassinato de Senador José Bento será lançado em Pouso Alegre

Obra abrange aspectos nacionais, regionais e locais, sobre o 1° padre de Pouso Alegre, Deputado pela Província de MG e Senador pelo Império

Iago Almeida / 19 maio 2022

Nesta quinta-feira (19/05), acontecerá uma live de lançamento do livro “Senador José Bento: uma história mal contada”, em Pouso Alegre. De autoria do historiador e pesquisador Fernando do Vale, a obra é uma releitura da biografia escrita por Amadeu de Queiroz (em 1930, esgotada em livrarias e fora de estantes de muitos acervos) trazendo novos elementos para a história deste personagem histórico.

O evento será promovido pela Faculdade Católica de Pouso Alegre, a qual emitirá um certificado de participação. A live de lançamento ocorrerá às 19h30min. Para se inscrever, acesse este link. A live contará com a participação do Prof. Ms. Padre Paulo Giovanni Pereira, pesquisador sobre os aspectos políticos de José Bento. Para participar, basta inscrever no Link abaixo.

O projeto foi realizado por meio do apoio da Lei de Incentivo à Cultura do município de Pouso Alegre. O livro abrange aspectos nacionais, regionais e locais, tendo como foco José Bento Leite Ferreira de Mello, primeiro padre de Pouso Alegre, Deputado pela Província de Minas Gerais e Senador pelo Império.

“Para a escrita desta biografia foram consultadas obras de memorialistas, documentos pessoais de José Bento, documentação eclesiástica, atas da Câmara dos Deputados e do Senado, Imprensa Nacional, entre outros, em arquivos locais (Museu Histórico Municipal Tuany Toledo, Cúria Metropolitana e Catedral de Pouso Alegre) estaduais e nacionais”, explicou o autor Fernando do Vale.

Confira mais detalhes na reportagem:

Mais Lidas