Notícia

Fenômeno raro, conhecido como SINCELO, é registrado no Sul de Minas

Fenômeno meteorológico é registrado após 23 anos na região e ocorre em meio a nevoeiro e temperaturas negativas, entre -2 a -8°C

Iago Almeida / 18 maio 2022

Fotos: Yan Miragaia

Com a chegada da onda intensa de frio nesta semana, as temperaturas caíram demais no Sul de Minas, com cidades registrando menos de 0°C. Devido a isso e com um intenso nevoeiro, um fenômeno raro voltou a ser registrado na região, após 23 anos, nesta quarta-feira (18/05): o SINCELO.

Para que o sincelo seja observado, é preciso que haja nevoeiro pela manhã e que as temperaturas estejam negativas. Isso porque ele se dá a partir do congelamento de gotículas de nevoeiro que estão suspensas no ar e que se depositam nas superfícies, formando gelo.

De acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Claudemir de Azevedo, o fenômeno meteorológico acontece em situação de nevoeiro aliado a uma temperatura de -2 a -8°C. Em Monte Verde, os termómetros registraram 0,6° C com sensação de -2° C.

“É o congelamento do nevoeiro, em uma superfície extremamente fria, congelando assim os galhos das árvores em altitudes bem mais elevadas. Tivemos registro em Maria da Fé, principalmente, o registro desse fenômeno, que é mais comum nas serras de Santa Catarina, no Sul do Brasil. Tivemos ainda na Serra da Mantiqueira, no Sul de Minas”, disse o meteorologista em entrevista ao Terra do Mandu.

Muitas pessoas confundem o fenômeno com neve ou geada, mas há diferença. A neve se forma e cai das nuvens em formato de cristal de gelo, enquanto o sincelo se forma já perto do chão ou em superfícies.

O fenômeno ainda é muito raro no Sudeste do país, sendo que a última vez que ele tinha sido registrado no Sul de Minas foi em 1.999, ou seja, há 23 anos.

VEJA TAMBÉM:

Mais Lidas