Notícia

Quarta de muito frio em Pouso Alegre e região; ventos impedem geadas

Estações do Inmet registraram mínima de 3.4°C em Maria da Fé. Já estação da prefeitura de Delfim Moreira marcou -2°C em área isolada, com fraca geada.

Magson Gomes / 18 maio 2022

Pouso Alegre teve mínima de cerca de 4°C. Manhã com vento dava sensação de mais frio. Foto: Madu Macedo

A previsão de queda brusca na temperatura mínima para o Sul de Minas entre a terça e a madrugada desta quarta-feira (18/05) foi confirmada. No entanto, mesmo com o frio de ‘cortar a pele’, não houve grandes formações de geadas, como previsto. Os ventos fortes e a presença de nuvens impediram o surgimento das camadas de gelo.

As condições climáticas também contribuíram para que a temperatura não descesse ao limite esperado de até -1ºC em locais da Serra da Mantiqueira. A mínima registrada nas estações do Inmet no Sul de Minas foi de 3.4°C em Maria da Fé. Até às 09h da manhã, os dados da estação de Monte Verde, distrito de Camanducaia, não tinham sido transmitidos à central.

Em Pouso Alegre a mínima registrada na madrugada ficou em torno dos 4°C. Logo no início da manhã, moradores que tiveram que sair para o trabalho tentavam se agasalhar ao máximo para se proteger do frio e do vento, que trazia a sensação de ainda mais frio.

VEJA REPORTAGEM EM VÍDEO

Bairro do Charco

O bairro do Charco, zona rural de Delfim Moreira, é um dos pontos mais altos da Serra da Mantiqueira. No local está instalada uma estação meteorológica profissional que fica sob supervisão da prefeitura. Na manhã desta quarta, o equipamento registrou temperatura mínima de -2°C.

Na vegetação ao lado da estação houve a formação de pequenos cristais de gelo. Uma geada bem fraca se comparado com outras registradas no ano passado em que até córregos daquela área congelaram.

Frio fraca geada no bairro do Charco, Delfim Moreira. Imagem: Rodrigo/Serraria Serra Negra

Frio fraca geada no bairro do Charco, Delfim Moreira. Imagem: Rodrigo/Serraria Serra Negra

Frio fraca geada no bairro do Charco, Delfim Moreira. Imagem: Rodrigo/Serraria Serra Negra

Frio continua

De acordo com o meteorologista do Inmet, Claudemir Azevedo, as condições climáticas se mantêm estáveis nos próximos dias e, para a madrugada de quinta-feira (19/05), há maior possibilidade de geada em vários locais, com a mínima chegando até -1°C na Serra da Mantiqueira.

Ainda segundo o meteorologista, o frio mais intenso trazido pela massa de ar polar deve continuar na região até o próximo sábado (21/05). No domingo as temperaturas voltam a ter ligeira alta.

Mais Lidas