Notícia

Comerciantes relatam insegurança com onda de furtos em Pouso Alegre

Câmeras de segurança gravaram furtos em salões de beleza, estacionamento e loja de peças automotivas nas últimas semanas

Iago Almeida / 13 maio 2022

Comerciantes da Rua Santa Catarina, no centro de Pouso Alegre, do bairro São Camilo e da Avenida Perimetral, estão preocupados com a onda de furtos que vêm enfrentando nas últimas semanas. Em relatos enviados ao Terra do Mandu, os comerciantes afirmam que falta segurança e que muitos clientes estão deixando de ir até os locais por conta de assaltos.

“Em tão pouco tempo tivemos vários assaltos em padaria, salões, loja, estacionamentos e não estamos tendo segurança muito boa. Aqui é um ponto muito forte de moradores de rua e usuários de droga, tendo um policiamento muito precário. Os comerciantes e moradores estão muito assustados, está difícil, pois não conseguimos recuperar nossos bens, não tem como irmos atrás e não está tendo soluções”, citaram os comerciantes.

Nesta semana, na quarta-feira (11), uma loja foi furtada na Avenida Perimetral; suspeitos levaram dois notebooks, bateria e peças para carro. “Muitos comerciantes estão querendo fechar as portas, vai gerar mais desemprego, referente ao medo que o pessoal está tendo”, completaram os comerciantes.

Antes, no dia 22 de abril, um estacionamento foi furtado na Rua Santa Catarina, quando os criminosos levaram um carrinho de pedreiro e várias ferramentas. Além disso, um outro salão também foi furtado em abril, na mesma rua, quando os suspeitos levaram uma máquina de corte de cabelo.

No dia 25 de abril, um salão foi arrombado por volta das 3h da madrugada, de onde foram levados vários produtos como secador, chapinha, alicates, lixa elétrica, panela de cera quente, aparelho rollon. “Eles levaram tudo que dava pra levar; entraram pela minha área de serviço arrombaram a porta; nas imagens vimos que foi três caras”, contou a proprietária do salão.

“Nós fizemos boletim de ocorrência e nada adiantou. Aqui não tem policiamento. Pior sensação do mundo e não podemos fazer nada, infelizmente. E pior que a polícia não vai atrás, mesmo com as imagens”, relataram os comerciantes.

A reportagem entrou em contato com a Polícia Militar, que respondeu por meio de nota, afirmando que realizou sete operações em 2022 apenas na referida rua e que tem enviado esforços contínuos na prevenção criminal, inclusive com a prisão de alguns autores. Confira abaixo a nota completa:

“Em relação às atividades de prevenção a furtos na rua Santa Catarina, informamos que a Polícia Militar realizou 07 Operações Policiais em 2022 apenas na referida rua, com vistas a inibir eventuais delitos contra o patrimônio, sem prejuízo das demais ações de prevenção em todo a cidade. A Polícia Militar tem envidado esforços contínuos de prevenção criminal, inclusive com a prisão de autores de crimes contra o patrimônio público e privado no corrente ano”. 

Mais Lidas