Região

Ouro Fino ultrapassa 220 casos de dengue e inicia fumacê com carro

Número de casos na região não para de crescer e Sul de Minas já ultrapassa 5 mil notificações prováveis, segundo Secretaria Estadual de Saúde

Iago Almeida / 11 maio 2022

Foto: Divulgação / Prefeitura de Ouro Fino

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), até esta quarta-feira (11/05), o estado já contava com 26.191 casos de dengue e 14 óbitos pela doença confirmados. São mais óbitos registrados que em todo o ano de 2021.

Entre as cidades da região de Pouso Alegre, o município de Ouro Fino é o que tem mais casos confirmados da doença no ano. Segundo a Secretaria de Saúde já são 223 casos confirmados. Com isso, ações foram iniciadas na cidade para tentar conter a proliferação.

“Os casos tiveram início em fevereiro. Desde então, os agentes estão trabalhando com a bomba costal. Ontem, dia 10 de maio, teve início o fumacê com carro, mas houveram alguns contratempos com a bomba. Estava programado que até na quinta-feira (12/05), a gente conseguiria dar a volta em todos os bairros programados, mas provavelmente vamos ter que estender até na sexta-feira (13/05)”, explicou a Supervisora de Combate as Endemias, Nayara Carvalho.

Confira a previsão e bairros:

Serrinha: 10/05
Jd Centenário 10/05
Jd São Paulo 10/05
Jd Belo Horizonte 10/05
Jd Patrícia 10/05
Parque dos Moreiras 10/05
São Judas 10/05
Ouro Verde 10/05
Nossa Senhora de Fatima 10/05
Centro 11/05
Alto 11/05
Várzea 11/05
Cata 11/05
Novo Ouro Fino 12/05
Bela Vista 12/05
Palomos 12/05
Palomos III 12/05

De acordo com a Secretaria, é indicado aos moradores que durante o procedimento, eles devem abrir as janelas e as portas das casas para que os mosquitos que estejam dentro das residências sejam atingidos pelo fumacê. Pessoas acamadas, recém nascidos e alérgicos devem permanecer em um cômodo da casa com portas e janelas fechadas.

Além disso, animais domésticos devem permanecer presos ou em locais onde não possam fugir durante esse procedimento (a bomba usada para o fumacê tem um alto ruído que pode provocar irritação nos animais), aquários e gaiolas também devem ser cobertos com pano úmido.

Os bairros atendidos nessa primeira etapa da campanha anti dengue, são taxados como bairros com maior índice de presença do mosquito transmissor da dengue, os bairros não citados são considerados com baixo índice de contaminação”, explicou Nayara Carvalho.

Vale destacar que as 14 mortes confirmadas da doença no estado são nas cidades de Araguari, Araxá, Betim, Bom Sucesso, Conselheiro Lafaiete, Espinosa, Itaúna, Ituiutaba, São Roque de Minas, Uberlândia e Urucuia.

Inseto aeds aegypti popularmente conhecido como mosquito da Dengue, vetor transmissor da doença / Foto: Raul Santana / Fiocruz

Outras cidades da região

Em Santa Rita do Sapucaí, são apenas 05 casos notificados em 2022, sendo um caso confirmado e quatro em investigação (aguardando resultado de exame). Com isso a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou ações para conter a doença.

Estão acontecendo: nova capacitação dos Agentes de Combate às Endemias, reestruturação do Comitê de Enfrentamento as Arboviroses, ações de educação em saúde nas escolas (iniciada neste dia 10 de maio) e visitas domiciliares (os agentes de endemias estão fazendo na rotina).

Já em Passos, em apenas uma semana, a quantidade de casos subiu cerca de 94%. Passos e as cidades próximas estão entre as que têm mais casos de dengue na região. Atualmente, a cidade tem registrado cerca de 766 casos. São Sebastião do Paraíso (MG) tem 590; Cássia (MG) tem 319; Delfinópolis (MG) com 308 notificações.

Solicitamos também os dados de Pouso Alegre e Itajubá, mas ainda não obtivemos retorno.

Foto: Redes Sociais / Ouro Fino

Variante da dengue

Em meio à disparada de casos de dengue em Minas Gerais, a identificação de uma nova linhagem do vírus no Brasil requer atenção das autoridades. O paciente é de Aparecida de Goiânia, Região Metropolitana de Goiânia, no estado de Goiás.

O caso, confirmado pela Fiocruz, é o segundo registro da nova linhagem nas Américas. O primeiro é de 2019, no Peru. Embora não desperte alerta imediato, segundo especialistas, a nova linhagem reitera a necessidade dos cuidados básicos de proteção.

“Tudo indica que este caso é algo mais isolado. Esta é uma variante do vírus tipo 2 da dengue, sendo que o que circula neste momento é o vírus tipo 1”, explica o epidemiologista Geraldo Cunha. “As questões de transmissibilidade, ou letalidade ainda não são muito conhecidas no Brasil sobre a nova linhagem”, justifica o estado.

“Até o momento, em 2022, nenhum caso da variante foi identificado em Minas Gerais. Com o aparecimento desse novo genótipo em Aparecida de Goiás, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) vai intensificar a vigilância genômica com o objetivo de identificar possíveis alterações na circulação viral encontrada até o momento. Os dados genômicos são sempre reportados para a Vigilância Epidemiológica da SES-MG e Ministério da Saúde para a tomada de ações”, esclarece a SES-MG, por meio de nota.

Chikungunya e Zika

Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 5.162 casos prováveis da doença em Minas Gerais em 2022, dos quais 2.089 foram confirmados. Até então, não há nenhum caso de óbito confirmado por Chikungunya em Minas, e um segue em investigação.

Quanto ao vírus Zika, foram registrados 54 casos prováveis, sendo dez confirmados para a doença. Também não há óbitos por Zika em Minas Gerais até o momento.

Mais Lidas