Notícia

Idoso morre em acidente com carreta no trevo entre BR-459 e MG-173

Homem de 67 anos teria desobedecido sinalização de Parada Obrigatória e "cavalo mecânico" bateu na lateral de veículo

Nayara Andery / 11 maio 2022

Idoso morreu em acidente com cavalo mecânico em trevo de ligação entre BR-459 e MG-173. Imagem redes sociais.

Pedro Aparecido do Amaral, de 67 anos, dirigia um Fiat Uno e morreu em um acidente com um cavalo mecânico, no trevo de acesso à MG-173. A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) informou que o Uno, com placas de Ouro Fino, estava na MG-173 em direção a Pouso Alegre, quando não respeitou a placa de Parada Obrigatória, por volta de 11h20, desta segunda-feira (11/05). O caminhoneiro que seguia sentido a Santa Rita do Sapucaí não conseguiu frear a tempo.

O cavalo mecânico, com placas de São Paulo (SP), bateu na lateral do Uno e o motorista morreu em seguida. O veículo de transporte ficou atravessado na rodovia, impedindo o trânsito. As informações do caminhoneiro foram confirmadas por duas testemunhas que passavam pelo trecho. A perícia chegou ao local antes de 12h.

Nos dois veículos estavam apenas os motoristas. O impacto da batida arrebentou o cinto de segurança da vítima, acrescenta a polícia. O caminhoneiro não teve ferimentos. Ele passou por teste do etilômetro e foi liberado.

O trânsito no local do acidente

O trecho que é conhecido por moradores da região como trevo da morte, fica perto da sede do 3º Grupamento da PMRv. Os policiais chegaram rapidamente ao local do acidente e além de atender à ocorrência, eles criaram opções de fluxo de trânsito. O tráfego sentido a Santa Rita do Sapucaí segue com desvio na própria via, até atualização desta matéria, às 12h30. No sentido contrário também há tráfego liberado, com atenção. A equipe da PMRv ficou no local para orientar condutores.

Mais vítimas fatais após retirada de radar

O trevo tinha um radar de 40km/h, instalado em 2016, devido ao índice de acidentes com vítimas fatais. A instalação foi após pedidos da comunidade, para melhorar a segurança no trecho.

Os radares foram retirados da BR-459 entre Poços de Caldas e Itajubá, em janeiro de 2021, quando o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que chegou ao fim o contrato de licitação. A medida foi adotada na extensão da BR-459 e na região. Desde esta data não há informações sobre o retorno do equipamento de segurança. Durante a operação do radar até o ano passado, instituições de segurança afirmaram que houve queda nos índices de vítimas fatais neste local. Com a retirada do radar, novos acidentes fatais são registrados.

Mais Lidas