DESTAQUE

Inscrições para Lei de Incentivo à Cultura são abertas em Pouso Alegre

Abertura marca retorno de inscrições de projetos voltados para público presencial.

Nayara Andery / 09 maio 2022

Projetos de arte e cultura podem ser inscritos no edital da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, a partir desta segunda-feira (09/05), em Pouso Alegre. É um marco do retorno de ações com público presencial, situação que foi substituída pelo on-line durante a maior parte da pandemia. As inscrições devem ser feitas on-line, até às 23h59 de 9 de junho. Cada projeto aprovado pode receber até R$ 15 mil do Fundo de Projetos Culturais, inclusa contrapartida de 5%. O total do edital é de R$ 151 mil.

Para participar basta ter uma projeto nas áreas de música e dança, produção teatral e circense, fotografia, cinema e vídeo, publicação de livros, preservação do patrimônio histórico e cultural, cursos de caráter cultural ou artístico, entre outros. A inscrição é aberta a pessoas jurídicas que atuem no setor, seja com ou sem fins lucrativos. Essa categoria engloba empreendedores, microempreendedores individuais (MEI’s), associações e empresas.

Um destaque apontado pela prefeitura é a facilidade para realizar as inscrições e entregar projetos em 2022. “Anteriormente, os proponentes além de terem que entregar o projeto impresso somente em horário de expediente da Superintendência de Cultura, tinham que providenciar uma versão digital do projeto gravado em CD. Com as alterações, a entrega do projeto passa a ser via preenchimento de formulário digital e e-mail, estendendo sua entrega também aos finais de semana e em horários que se adequam à rotina do artista e empreendedor cultural.”

A Lei Municipal de Incentivo à Cultura beneficia projetos de Pouso Alegre há 21 anos. Para o poder público, é uma forma de dar “oportunidades à população de expressar e mostrar sua arte, criando grandes projetos que ganham asas e marcam épocas”. O edital está disponível no site da Prefeitura. Para saber mais detalhes sobre o edital ou inscrições basta entrar em contato com a Setor de Projetos Culturais da Superintendência de Cultura. Os contatos são (35) 3449-4123, culturapmpa@gmail.com ou WhatsApp e Telegram: (35) 99235-0900.

Mais Lidas