Notícia

Abertas as inscrições para a Lei de Incentivo à Cultura em Pouso Alegre

Projetos podem ser inscritos até o dia 10 de setembro. Valor máximo é de R$ 15 mil por iniciativa cultural

Magson Gomes / 12 agosto 2021

A Superintendência de Cultura de Pouso Alegre anunciou a abertura das inscrições para os interessados em ter seus projetos custeados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura. As propostas podem ser entregues até o dia 10 de setembro, seguindo as regras estabelecidas no edital (veja link abaixo).

Poderão participar do edital as pessoas jurídicas com atuação comprovada na área da cultura em sede em Pouso Alegre. O edital recebe apenas projetos que não visem a presença de público participante ou plateia, como atividades que possam ser transmitidas pela internet ou gravadas e disponibilizadas por meio de redes sociais e outras plataformas digitais e, ainda, produtos e bens culturais físicos ou digitais, como concessão de bolsas de estudo, impressão e edição de livros e catálogos, preservação do patrimônio cultural, produção de cinema e fotografia, produção e realização de TV e Rádio, e outros que estejam enquadrados nas áreas culturais apontadas no edital.

Neste ano, o edital celebra os 20 anos deste programa cultural e homenageia o músico Rafael Toledo, que faleceu no mês passado, vítima do Covid-19, aos 50 anos. Compositor, professor, cantor, arranjador e produtor musical que deixa como marco sua obra artística e toda sua trajetória cultural na cidade de Pouso Alegre.

A superintendente de Cultura, Regina Franco, desta que, ao longo dessas duas décadas, a Lei de Incentivo vem possibilitando a realização de grandes projetos locais de arte e cultura, propostos, executados e avaliados pelo próprio setor cultural.

Inscrições

As inscrições estarão abertas de 11 de agosto a 10 de setembro. Respeitando os protocolos sanitários e a legislação, o projeto deverá ser entregue em envelope lacrado até às 17 horas da data-limite das inscrições, dia 10 de setembro de 2021, na recepção do Centro Cultural Cleonice Bonillo Fernandes, a Praça Senador José Bento, nº 2, centro.

Os projetos culturais apresentados deverão se enquadrar em uma das 12 áreas culturais apontadas no edital, entre elas, projetos de música e dança, produção teatral e circense, fotografia, cinema e vídeo, publicação de livros, preservação do patrimônio histórico e cultural, cursos de caráter cultural ou artístico, entre outros.

Podem participar pessoas jurídicas de Pouso Alegre, com e sem fins lucrativos, que atuem prioritariamente com arte e cultura, como empreendedores individuais (MEI), associações e empresas do ramo. O proponente deve se atentar para a entrega dos documentos obrigatórios previstos em edital, entre eles o Formulário de Inscrição, dossiê de comprovação de atuação cultural, comprovante de residência, e cópias de CNPJ, CPF e RG.

Edital e atendimento a dúvidas

O edital e seus anexos estão disponíveis na sessão EDITAIS do site da Prefeitura: https://pousoalegre.mg.gov.br/editais.asp

Atendimento a dúvidas sobre o edital pelos canais de atendimento do

Setor de Projetos Culturais da Superintendência de Cultura:

E-mail: culturapmpa@gmail.com

WhatsApp e Telegram: (35) 99235-0900

Fixo: (35) 3449-4123

Mais Lidas