Notícia

Três em cada quatro idosos ainda não tomaram a vacina contra a gripe em MG

De 3.442.911 idosos, apenas 958.681se imunizaram no estado; Dia D de vacinação será promovido neste sábado em cidades do Sul de Minas

Iago Almeida / 29 abril 2022

Foto: PMPA

Este sábado (30/04), é o Dia D de Vacinação em Minas Gerais. Em todo o estado, os postos de vacinação estarão abertos, permitindo que as pessoas que pertencem ao público-alvo das campanhas contra sarampo e influenza compareçam para se imunizar. Minas Gerais conta com 3.480 salas de vacina registradas para atendimento à população.

Este ano, a 8ª Campanha Nacional de Seguimento contra o Sarampo visa imunizar indiscriminadamente crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade e também os trabalhadores da saúde. A campanha vai até o dia 3/6.

No caso específico da influenza, que protege contra três vírus (H1N1, H3N2 e tipo B), podem se vacinar durante o Dia D aquelas pessoas que integram os grupos prioritários da primeira etapa da campanha (idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde) e também as crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

Vacinação em Pouso Alegre

Em Pouso Alegre, a vacinação acontecerá das 8h às 16h, em nove postos de saúde do município e serão disponibilizadas doses contra covid-19, influenza (gripe) e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).

“O nosso objetivo é ampliar o acesso à saúde e prevenir o surgimento de complicações decorrentes das doenças, evitando toda a tristeza que envolve estar doente, a pressão sobre o sistema de saúde e novos óbitos. Vacinas são fundamentais para cuidamos de nós e do próximo”, destaca a Secretária de Saúde, Silvia Regina.

Para se vacinar contra a covid-19 é preciso ter mais de 5 anos. Já para as doses de reforço, basta seguir o prazo recomendado na carteirinha. Em caso de quarta dose, liberada para idosos, é preciso ter recebido a terceira dose há quatro meses ou mais.

A vacina tríplice viral será disponibilizada para primeira dose, em crianças de até um ano, e segunda dose para quem tem entre 15 anos e 24 meses de idade, para prevenir o desenvolvimento das três doenças e suas possíveis complicações para a saúde.

Confira os postos de saúde que irão disponibilizar vacinas contra covid-19, influenza e tríplice viral:
UBS Cidade Jardim – Rua João Laraia, nº 255, Cidade Jardim.
UBS Jatobá – Av. Gil Teixeira, s/nº,Jardim Jatobá.
Assistência Materna infantil – Rua João Sabino de Azevedo, 373, São Geraldo. UBS Pão de açúcar – Rua Aparecida Costa Curiel, nº 140, Pão de Açúcar.
UBS Puericultura – Rua Adolfo Olinto, nº 480, Centro.
UBS Sebastião Reis – Avenida Alvarino Gonçalves Negrão, s/nº, São João.
UBS Yara – Rua das Margaridas, s/nº, Jardim Iara.

Postos de vacinação com vacinas contra influenza e tríplice viral:
Colinas de Santa Bárbara- R. Yêda Maria Machado, 95, Colina de Santa Barbara.
UBS Foch – Rua João de Barros Cobra, 115, Foch.

Para se vacinar, será necessária a apresentação de um documento de identificação, preferencialmente o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). No caso da dose contra covid-19 é preciso apresentar o registro das doses de imunização recebidas anteriormente. Já para as outras vacinas, é preciso apresentar a caderneta de vacinação.

Para saber as vacinas disponíveis em sua cidade, entre nas redes sociais das prefeituras (facebook, sites e instagrans) onde estão sendo postadas todas as informações das que aderiram ao Dia D.

Imunização abaixo da meta

A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Influenza chega ao fim neste fim de semana com índices de imunização abaixo da meta em Minas Gerais. Até o momento foram vacinados apenas 27,8% dos idosos e 30,4% dos trabalhadores da saúde, que são os grupos prioritários desta fase. A meta é alcançar uma taxa de imunização de 90%.

No caso das pessoas com 60 anos de idade ou mais, foram aplicadas 958.681 doses, de um total estimado de 3.442.911 indivíduos nessa faixa etária em Minas Gerais. Em relação aos trabalhadores da saúde, 184.414 receberam a vacina, em um universo de 606.091 profissionais.

A vacina Influenza trivalente oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2022 é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

Mais Lidas