DESTAQUE

Teatro Municipal de Pouso Alegre ganha nome do músico Rafael Toledo

Compositor falecido em 2021 se apresentava no Teatro e em diversos estados. Prédio histórico tem 147 anos.

Nayara Andery / 28 abril 2022

O Teatro Municipal de Pouso Alegre recebe o nome do músico Rafael José Toledo El Alam, após aprovação de proposta na Câmara Municipal. O prédio do Teatro tem 147 anos, é localizado na Avenida Doutor Lisboa e tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico de Pouso Alegre. Rafael se apresentava no local e em inúmeras cidades da região. Ele faleceu em decorrência de complicações da Covid, em 2021.

A nova denominação do monumento foi proposta pelo vereador Arlindo da Motta Paes (PTB) e aprovada na sessão de terça-feira (26/04).  Rafael era compositor, músico, professor, multi-instrumentista e nasceu em Itajubá, em 20 de junho de 1971. Ele participou de grupos, tocou com artistas da região e de São Paulo e fez carreira solo. Casado com Marcinara Assis Toledo, tiveram três filhos e dois netos.

Rafael Toledo e a música

Em 2001 ele foi indicado ao “Quinto Prêmio Visa MPB Vocal” em São Paulo e premiado em festivais de Ouro Fino e Pouso Alegre. Com composições que circulavam entre o pop e a MPB, ele lançou o primeiro álbum “Climas”, em 2000, com a participação de Sideral e Caroline Blumer. Os próximos CD’s foram lançados em 2002 (Interpretações), 2010 (Música Brasileira) e o último em 2021 (Nossos momentos), gravado com a esposa Marcinara, no ano em que ele faleceu.

Entre as inúmeras apresentações no Teatro em Pouso Alegre, está o primeiro show do projeto “Santo de casa”, com o músico Elder Costa. Se apresentou em diversos estados brasileiros e dirigiu o musical “Gonzaguinha Eterno Aprendiz Eterno”, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Por três vezes bateu recorde de bilheteria no teatro João Caetano, no Rio de Janeiro. Na área social era voluntário como músico em asilos e escolas. Em 2021, ele ficou internado em decorrência de complicações da Covid, mas, não resistiu e faleceu em 2 de julho.

O Teatro

O Teatro Municipal de Pouso Alegre foi criado em 1875, 27 anos após a emancipação do município. Naquela época, as ruas de grande parte da cidade não eram calçadas e poucos moradores a habitavam em comparação com os tempos atuais. Ele é uma réplica do Teatro de Milão (Itália). O prédio é mais antigo que o do Teatro Municipal de São Paulo, que foi inaugurado em 1911.

Uma reforma, problemas apontados após as obras, nova reforma e depois a pandemia, mantiveram o Teatro Municipal fechado desde 2015. A reabertura em 10 de dezembro de 2021, foi com o espetáculo “Herança – Tributo a Nonô e Naná” e reuniu 354 pessoas.

Mais Lidas