Notícia

Pessoas madrugam em filas na busca por serviços do Detran em Pouso Alegre

Vídeos mostram filas se formando ainda durante a madrugada; Polícia Civil afirma que até o fim de abril demanda deve voltar à normalidade

Iago Almeida / 19 abril 2022

Foto: Redes Sociais

Moradores de Pouso Alegre estão reclamando, constantemente, dos serviços prestados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MG) na cidade. O Terra do Mandu recebeu várias reclamações desde a última semana, principalmente sobre as enormes filas e falta de senhas para quem espera horas para buscar o serviço.

“Pessoas chegando 1 hora da manhã para guardar lugar na fila. Eu mesmo cheguei às 5 horas e já haviam umas 50 pessoas na minha frente. O vistoriador chega 9 horas e ainda enrola para fazer a vistoria, a fila imensa e no fim nem a vistoria faz direito. Me relataram que muitas vezes ficam esperando fora do shopping, pois o portão ainda não abriu, até às 6, passando frio e com riscos de serem roubados”, reclamou Daniel.

Já Eliezer Silva Mariano afirmou que chegou ao local às 2 horas desta segunda-feira (18/04) e que só conseguiu que o serviço fosse concluído às 10h. Ele ainda reclamou do frio que teve que enfrentar na fila durante a madrugada.

“Essa situação pra essa cidade desse tamanho, é muito descaso. Infelizmente está acontecendo e vem atrapalhando muito. A gente perde uma noite de sono, fica a madrugada inteira esperando ser atendido. Além de ser um negócio pago, mesmo que fosse de graça, é um descaso com a população. É de ficar inconformado, ficar aqui a noite inteira, fora o frio, porque fica no tempo, quem vem de moto. Isso que nem sabe se vai ser atendido durante a parte da manhã ou à tarde. E só tem um profissional pra poder olhar todos os carros, todos os veículos”, disse Eliezer.

Nas redes sociais, usuários estão postando vídeos das enormes filas que encontram no local e mais reclamações começam a surgir nos comentários. Muitos reclamam ainda de que chegam de madrugada, conseguem a senha pela manhã, mas são orientados a retornarem à tarde.

“Pessoas tendo que pernoitar na fila pra conseguir vaga pra fazer vistoria. Espertinhos vendendo lugares na fila. Eu sou despachante e estamos passando o pior momento com a Polícia Civil. Descasos, atrasos, péssimo atendimento”, reclama outro usuário.

“Meu marido foi as 4h30 da manhã, as 10h da manhã entregaram a senha para voltar a partir das 14h”, comentou uma usuária. “Eu passei por isso semana passada. Cheguei 5 horas da manhã e já tinha gente lá desde meia noite na fila, é um absurdo”, disse outra.

O que diz a Polícia Civil?

A reportagem entrou em contato com a Polícia Civil, que respondeu por meio de nota na tarde desta terça-feira (19/04). De acordo com a corporação, desde o dia 4 de março o sistema de vistorias passou a ser eletrônico, o que fez acumular veículos a serem vistoriados, devido à adaptação. Ainda segundo a PC, a previsão é que até o fim deste mês de abril a demanda volte à normalidade. Confira abaixo a nota completa:

“O Detran em Pouso Alegre informa que desde o início, em 4 de março, do novo sistema de vistorias passou a ser eletrônico, ou seja, a vistoria realizada de forma on line.

Devido à mudança do sistema e à nova fase de adaptação, houve acúmulo de veículos a serem vistoriados. Porém, desde o dia 11 de abril, o sistema de vistorias vem trabalhando com dois servidores, o que antes era exercido por apenas um.

Desta forma, o Detran em Pouso Alegre prevê que, até o fim deste mês de abril, a demanda volte a sua normalidade. O Detran em Pouso Alegre tem realizado entre 80 e 100 vistorias por dia, e com a equipe reforçada resultará no bom andamento da prestação de serviço.

É importante que o usuário também faça sua parte, caso ainda esteja no prazo para a transferência de seu veículo, aguarde para que o serviço seja normalizado. Não há necessidade de comparecer de madrugada para retirar senhas, esta atitude causa mais acúmulos e assim, mais morosidade no atendimento”. 

Mais Lidas