Notícia

Temperatura vai despencar para menos de 10ºC na Serra da Mantiqueira

Frente fria traz chuva e frio na sequência. Maria da Fé e Monte Verde devem ter mínimas beirando 5°C.

Nayara Andery / 13 abril 2022

Monte Verde, na Serra da Mantiqueira. Foto: Sidnei Macedo

Tem alerta de queda brusca de temperaturas para o Sul de Minas neste feriado prolongado de Páscoa, alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A previsão é que municípios da Serra da Mantiqueira registrem 7ºC de temperatura mínima até domingo (17/04). Nas demais cidades da região a mínima pode fica abaixo de 10ºC.

O motivo é a passagem de uma massa de ar frio e de uma frente fria na região e depois por Minas Gerais, cita a meteorologista Anete Fernandes. “Uma frente fria avança pelo litoral da região Sudeste, o que organiza áreas de instabilidade em todas as regiões mineiras.”

Frente fria baixa temperatura máxima a partir de quinta-feira

O tempo muda a partir desta quinta-feira (14/04). “A tendência é que o dia amanheça parcialmente nublado e que a quantidade de nuvens aumente no decorrer do dia, favorecendo pancadas de chuva e trovoadas em áreas isoladas.” A previsão é de média de 30ºC de temperatura máxima e de 13ºC de mínima na região serrana do Sul de Minas, nesta data.

Com a frente fria, há previsão de declínio de temperatura a partir de sexta-feira (15/04), com máxima de 26ºC para Maria da Fé e Monte Verde. A maior queda será na temperatura mínima, para 10ºC.

Mínima cai para 6ºC em Serra da Mantiqueira

E se você se preocupa com o frio, é melhor se preparar com casaco e cobertores. A mínima pode chegar a 6ºC na região, até a Páscoa. No sábado (16/04) e domingo (17/04) a frente fria que trouxe nebulosidade dá lugar a uma massa de ar frio “provocando declínio acentuado de temperaturas no Sul de Minas”. Essa baixa vai ser refletida nos demais municípios.

Temperaturas mínimas abaixo de 10ºC estão previstas para a região serrana do Sul de Minas, especificamente em Maria da Fé e Monte Verde, neste período. No sábado a temperatura mínima deve ficar em torno de 7ºC nessa região e cair de aproximadamente 5ºC de sexta-feira para sábado nas demais cidades. “Já no domingo a mínima deve ficar em torno de 6ºC em Maria da Fé e Monte Verde.”

Anete salienta que a temperatura máxima nesse período permanece em 26ºC. “Entre quinta e sexta-feira o Sul de Minas terá redução do calor na temperatura máxima e de sexta-feira para sábado é frio mesmo, com grande redução da mínima e temperatura bem baixa no início da manhã.

Mais Lidas