Notícia

Monte Verde espera receber cerca de 60 mil turistas nos próximos dias

Destino tem opções para famílias e casais, desde a conceituada gastronomia, até passeios e hospedagens com a tranquilidade das montanhas

Iago Almeida / 13 abril 2022

Foto: MOVE/Divulgação

Um dos locais mais turísticos do Sul de Minas Gerais, o distrito de Monte Verde espera receber cerca de 60 mil visitantes nos próximos dias, devido aos feriados prolongados de Sexta-feira Santa (15 de abril) e Tiradentes (21 de abril). Localizado na Serra da Mantiqueira, Monte Verde se destaca pelo clima, natureza, esportes, cultura, gastronomia e hotelaria.

Segundo a Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região (MOVE), a expectativa é de 20 mil turistas nesta Semana Santa, de sexta-feira até o Domingo de Páscoa, e 40 mil turistas no feriado de Tiradentes, próxima semana.

“Famílias e casais que buscam tranquilidade e um clima mais ameno no feriado de Páscoa encontram no distrito a opção ideal, com atrações e hospedagens para todos os gostos e bolsos”, afirma a MOVE, que oferece, em seu site, uma lista com dezenas de alternativas de hotéis e pousadas, além de atrações para lazer.

Eleito o destino mais acolhedor do Brasil pelos usuários da plataforma Booking.com, Monte Verde é um distrito de Camanducaia, município localizado a apenas a 165km de São Paulo. Famoso pela história cultural, atrai turistas de todo o país que buscam experiência gastronômica e natureza exuberante.

Conhecida pelas temperaturas amenas, a previsão para os três dias de feriado traz mínimas de 7°C na sexta, sábado e domingo, e máximas de até 19°. Segundo o Inmet, há possibilidade de poucas pancadas de chuva, mas com o céu cheio de nuvens durante todos os dias.

E, se Páscoa é a época dos chocolates, os visitantes podem esperar encontrar diversas opções para apreciar durante a estadia, com fábricas espalhadas pelo distrito, além dos cafés e boulangeries que possuem cardápios variados.

Foto: MOVE/Divulgação

Turismo em Monte Verde

O turismo em Monte Verde fatura anualmente R$ 70 milhões. A presidente da MOVE, Rebecca Wagner, considera que a cordialidade desde os passeios, até à gastronomia e hospedagem faz cada vez mais Monte Verde ser um dos destinos preferidos dos turistas do Brasil e do exterior.

“Acho que a hospitalidade realmente de Monte Verde é um ponto muito forte. E sem falar em cada cantinho, cada lugar que Monte Verde tem, que é único”, disse ela.

Paisagens exuberantes em pontos como trilhas e corredeiras se aliam ao ecoturismo, observação de aves, cultura e esportes, seja a interação com gavião na escola falcoaria, quadriciclo, tirolesa, entre outros. São opções variadas para o turista que encontra em Monte Verde clima e um cenários diferenciados na Serra da Mantiqueira.

Geadas costumam cobrir campos em Monte Verde no inverno / Foto: MOVE/Divulgação

Rebecca destaca a natureza do local, “cravado na Serra da Mantiqueira, há 2.080 que é o nosso ponto mais alto de altitude. Então você tem aqui clima o ano inteiro, muito ameno, clima de montanha, que é buscado demais pelo turista. Aí você tem a natureza que é exuberante e a gastronomia que é uma coisa incrível. Você encontra desde os pratos mineiros até a culinária europeia”, comenta.

Ficou com vontade de conhecer ou voltar a Monte Verde? O secretário de Turismo de Camanducaia, Bruno Rosa, faz um convite para mais pessoas conhecerem o local. “Monte Verde tá aqui pertinho de tudo. Perto de São Paulo, também próximo a Belo Horizonte, próximo do Rio de Janeiro, tá num eixo muito bacana. É um distrito do município de Camanducaia, que está de braços abertos para acolher a cada um de vocês”, encerrou.

Foto: MOVE/Divulgação

Sobre a MOVE

Entidade associativa, apartidária e sem fins lucrativos, a MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) foi criada no início de 2020 para promover o desenvolvimento econômico sustentável e ético do distrito de Monte Verde, polo turístico que pertence ao município de Camanducaia (MG), tornando-se referência no país.

A agência atua com o objetivo de fortalecer e dar voz ao empresariado, a fim de potencializar a vocação turística local sob os seguintes escopos: hotelaria, comércio, receptivos, alimentação, ambiental, social, industrial, esportivo, artístico e cultural. Tem, ainda, como valores, a participação da sociedade na tomada das decisões e o cuidado e valorização da paisagem e da cultura local.

Atualmente com 145 associados, a MOVE apoia e oferece auxílio estratégico a empresas, poder público e comunidade para o enfrentamento de desafios comuns; identifica, fomenta e divulga oportunidades de investimentos; promove novos negócios e parcerias; apoia, produz e viabiliza eventos turísticos na região; e promove turismo diversificado e economia de alternativas para negócios sustentáveis.

Foto: MOVE/Divulgação

Mais Lidas