Notícia

Expresso Planalto passa por avaliação sobre controle nas emissões de poluentes

Técnicos da Fetram vieram a Pouso Alegre para fazer testes e aprovaram empresa pela terceira vez com Selo Despoluir

Nayara Andery / 12 abril 2022

O programa ambiental do transporte Despoluir fiscalizou a Expresso Planalto, de Pouso Alegre e a aprovou na redução de gases poluentes. É a terceira vez que a empresa ganha o Selo Despoluir. Na região, apenas Pouso Alegre e Extrema receberam recentemente as visitas de técnicos para Avaliação Veicular Ambiental. O teste detecta os níveis de emissão de gases poluentes no meio ambiente, pelo programa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Sest e Senat.

Os testes 

Técnicos da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais (Fetram) checaram desde o fim de março a emissão de gás carbônico em veículos que transportam passageiros nos dois municípios do Sul de Minas e em Governador Valadares. A Avaliação Veicular Ambiental está entre as ações com maior destaque, considera a CNT.

As avaliações são feitas com o uso de opacímetro, tacômetro, computador portátil conectado a um software personalizado. Para cada veículo deve ser obedecido o índice permitido de emissão desses gases, o que varia de acordo com cada modelo. As medições seguem a Resolução CONAMA nº 418/2009 e a Instrução Normativa IBAMA nº 6/2010.

O objetivo é emitir cada vez menos poluentes, sendo que cada modelo de veículo tem um índice diferente de emissão permitida. Reduzir a poluição significa melhorar a saúde dos trabalhadores e melhorar a qualidade do ar, ao mesmo tempo que estimula o uso racional de combustíveis, cita a CNT.

Despoluir e resultados obtidos

O Despoluir nasceu em 2017 e é voltado desde taxistas até caminhoneiros e empresas de transporte de passageiros. Entre as ações anuais estão a conscientização sobre a sustentabilidade e medidas práticas de redução de gases poluentes.

O programa ambiental do transporte Despoluir fiscalizou a Expresso Planalto, de Pouso Alegre e aprovou a redução de gases poluentes. É a terceira vez que a empresa ganha o Selo Despoluir. Na região, apenas Pouso Alegre e Extrema receberam recentes visitas de técnicos que fazem a Avaliação Veicular Ambiental. O teste detecta os níveis de emissão de gases poluentes no meio ambiente, pelo programa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Sest e Senat.

Desde a criação do programa já foram feitas mais de 3,5 milhões de avaliações com 27080 empresas e 28235 caminhoneiros autônomos. São 88,6% de aprovação, onde os transportadores receberam o Selo Despoluir. Aqueles que não passam na avaliação são orientados sobre os procedimentos para reduzir a emissão de gases poluentes.

Mais Lidas