Notícia

Universidade oferece atendimento jurídico gratuito em Pouso Alegre

Como um programa acadêmico supervisionado por advogados, cidadãos carentes podem buscar seus direitos gratuitamente junto à Justiça

Iago Almeida / 06 abril 2022

Interessado também pode tirar dúvidas e agendar atendimento por e-mail / Foto: UNA

O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), do curso de Direito do Centro Universitário UNA, está oferecendo atendimento jurídico gratuito à população de Pouso Alegre. Segundo o NPJ, a oportunidade é para população carente, ou seja, que não tenha condições de buscar seus direitos, contratando um advogado, e não queira aguardar na fila de atendimento da Defensoria Pública.

Além de orientações de como o cidadão assistido deve proceder frente às situações em que se sentiram lesados, o Núcleo também propõe e concretiza acordos e processos em causas de família, pensões alimentícias, cobrança, direito de vizinhança, indenizações, criminais, previdenciário, dentre outras.

Os atendimentos são realizados por acadêmicos dos dois últimos anos do curso de Direito, que são supervisionados e orientados por professores advogados. Para o coordenador do Núcleo, Valdomiro Vieira, a iniciativa é uma oportunidade para o aluno viver a prática do Direito e ainda beneficiar a grande parcela vulnerável da população.

Para ser atendido gratuitamente, o interessado pode realizar um cadastro pelo link que está na Bio do Perfil da página no Instagram do NPJ (Instagram.com/npjunapousoalegre ou @npjunapousoalegre), ligar no telefone (35) 2102-1725, ou ainda ir até o Núcleo, na Una, rua João Basílio, 420, Centro. Pelo e-mail npj.pousoalegre@una.br, o interessado também pode tirar suas dúvidas e agendar seu atendimento.

O que dizem os docentes?

“Com os atendimentos, temos a grata oportunidade de democratizar o acesso ao direito do cidadão. A dificuldade financeira não pode ser barreira para que todos tenham os direitos respeitados. Além disso, teremos profissionais muito melhor preparados com esta experiência dos alunos”, diz o professor e advogado há 28 anos.

Já para Luiz Ricardo Magalhães, advogado-pleno e que atua como orientador dos alunos, o crescimento acadêmico que o universitário pode alcançar é uma ferramenta importante usada através dos atendimentos.

“O núcleo de Prática Jurídica é uma importante ferramenta do curso de Direito, pois dá a oportunidade do aluno viver na prática tudo o que ele aprendeu até o momento na graduação, sendo o verdadeiro protagonista do seu aprendizado e atuando em situações reais como aquelas que vivenciará em sua vida profissional”, explica o docente.

Serviço coloca a comunidade acadêmica na posição de participante ativa da sociedade na qual está inserida / Foto: UNA

O que dizem os acolhidos?

Assim, o serviço coloca a comunidade acadêmica na posição de participante ativa da sociedade na qual está inserida. O acadêmico Cristiano Rodrigues, que também atende no Núcleo, vê a oportunidade de aprendizado como, também, uma responsabilidade de beneficiar a população.

“Temos compromisso de oferecer essa oportunidade à população, como acadêmicos, profissionais em construção, em uma universidade inserida no contexto de uma sociedade que pode ser o espaço no qual, quando formados, vamos atuar”, explica.

“Me senti muito bem acolhida, não ficou nenhuma dúvida, e foram muito atenciosos, só tenho a agradecer”, diz. A senhora Warleia Silva também recomenda os atendimentos no NPJ. “Ótimo atendimento com pessoas inteligentes, amáveis e além de tudo se preocupam com a gente”, conta a cuidadora Sandra Lúcia de Souza.

Núcleo da UNA fica na rua João Basílio, 420, no Centro / Foto: UNA

Mais Lidas