Notícia

Idosos de 60 anos podem ser vacinados contra gripe em Pouso Alegre

A partir desta terça-feira (05/04) a vacina está disponível para quem tem 60 anos ou mais, em todas unidades de saúde

Nayara Andery / 05 abril 2022

Pessoas de 60 anos ou mais já podem receber a vacina contra a gripe em Pouso Alegre. A prefeitura estendeu a campanha para esse público, nesta terça-feira (05/04). A indicação é que as pessoas procurem a unidade de saúde mais próxima da residência onde moram.

Para receber a vacina é preciso apresentar um documento como o CPF e o cartão do SUS. O imunizante só não será aplicado se a “pessoa apresentar sintomas de gripe ou Covid, como febre, coriza e dor de garganta”, fala Silvia Regina, secretária municipal de saúde.

O Ministério da Saúde iniciou oficialmente que a campanha de imunização será em duas campanhas, de 4 de abril a 3 de junho. Pouso Alegre recebeu as doses enviadas pelo governo estadual no último final de semana e abriu a vacinação no sábado (02/04) para o público de 80 anos ou mais.

Confira o cronograma da vacinação contra a gripe

A campanha será em duas etapas, detalha o Ministério da Saúde. A primeira vai até 30 de abril para imunizar pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Entre 2 de maio e 3 junho será realizada a segunda etapa. Ela é voltada para o público infantil, gestantes, puérperas, indígenas, professores, pessoas com deficiência permanente ou comorbidades, trabalhadores das Forças Armadas, de segurança e salvamento, dentre outros. O dia D de vacinação nacional será em 30 de abril, quando além dos idosos podem ser imunizadas crianças abaixo de 5 anos de idade.

Proteção contra a gripe para prevenir a doença no frio

A campanha contra a gripe é iniciada geralmente no período de abril. O objetivo é proteger a população na época de maior registro de casos de complicações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars). Entre os casos graves pode haver o desenvolvimento de pneumonia e outras enfermidades, ou até mesmo levar a óbito.

A vacina Influenza trivalente produzida pelo Instituto Butantan protege contra três tipos do vírus. “Sempre são realizados estudos para que a formulação seja atualizada e a dose cada vez mais efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B”, salienta Silvia.

Posso receber a vacina da gripe junto com o reforço contra a Covid?

“É preciso deixar claro que a população pode ser vacinada contra a gripe influenza e contra a Covid sem a necessidade de intervalo entre uma dose e outra”, detalha Silvia. Para quem vai receber a dose de reforço (4ª dose) do imunizante contra a Covid é preciso apresentar o cartão de vacinação dessa campanha. A estimativa da prefeitura é vacinar 3.124 idosos acima de 80 anos com esse reforço.

Mais Lidas