Notícia

Sul de Minas tem alerta de granizo e queda de temperaturas, aponta INMET

Cidades da região podem ter temporal e granizo entre esta quinta e sexta-feira. Frente fria vai gerar queda de até 7ºC nas temperaturas.

Nayara Andery / 31 março 2022


O frio chega ao Sul de Minas a partir da noite desta quinta-feira (31/03), 11 dias após o início do outono. O meteorologista Claudemir Azevedo (Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet), conta que uma frente fria que avança sobre o Sul em direção ao Sudeste do país também traz temporais e até granizo. No Sul de Minas há alerta de chuvas intensas e até granizo para áreas isoladas de Camanducaia, Extrema e Delfim Moreira.

No estado de SP um alerta da Defesa Civil aborda risco de vendavais, tempestades e granizos a partir desta quinta-feira. Segundo o meteorologista, “essa frente fria traz bastante instabilidade e consequentemente vai proporcionar chuvas no Sul de Minas Gerais, que podem ser de bastante instabilidade na Serra da Mantiqueira”. O alerta meteorológico do INMET para a região vale para esta sexta-feira (1º/04).

Outono “ganha força” com frente fria

Com o avanço da frente fria “devemos ter uma queda de temperatura entre 6ºC e 7ºC em relação aos últimos dias. Especialmente nos locais em que a altitude está acima de 900m, 1000m, principalmente na Serra da Mantiqueira.” Essa mudança começa na noite desta quinta-feira, destaca Azevedo.

Características típicas de outono ficam mais aparentes neste final de semana. As chuvas devem ser reduzidas a partir da tarde desta sexta-feira (1º/04), quando inicia a “condição de céu nublado e baixas temperaturas em todo o Sul de Minas Gerais.”

Como funcionam os alertas

Alertas meteorológicos do INMET servem como indicativo para a população e gestores sobre condições de perigo decorrente de mudanças climáticas. Avisos emitidos em portal.inmet.gov.br. citam áreas com risco de tempestades, ventanias e granizo que podem gerar até desmoronamentos, alagamentos e outros fenômenos climáticos. A atualização das informações é feita na manhã de cada dia.

“A área de abrangência do aviso meteorológico é um alerta potencial de condições adversas naquela área. Essa informação fica disponível para o público.” Ele lembra que o alerta não significa que nos municípios citados essas condições de perigo serão em toda a localidade, ou seja, podem ocorrer em áreas isoladas de zonas urbana ou rural.

Mais Lidas