Pouso Alegre

Após obras, creche do Jardim Redentor atenderá 190 crianças em PA

Além disso, Sítio Escola, localizado no bairro Vale do Sol, foi desapropriada e está atendendo mais de 100 crianças em período integral

Iago Almeida / 29 março 2022

Ao todo, 190 crianças serão atendidas no local / Foto: PMPA

As obras da Creche do Jardim Redentor foram oficialmente finalizadas e a Prefeitura está preparando a cerimônia de entrega da creche que irá atender crianças de 0 a 3 anos. A informação foi confirmada neste fim de semana, entretanto, ainda não há previsão de quando as aulas irão começar. Ao todo, 190 crianças serão atendidas no local.

A construção da creche foi contratada há anos pela antiga administração, por meio da Caixa Econômica Federal, e a previsão era que as obras fossem iniciadas em 03/09/2014 e finalizadas em até 15 meses, sendo entregue no dia 03/11/2015. Porém, houve um grande atraso no cronograma.

Depois, em 2017, a Construtora responsável iniciou um processo de recuperação judicial e informou que não possuía mais condições de seguir com a execução da obra. Com a paralisação, a Caixa também divulgou que não possuía mais recursos para a obra, tendo em vista a demora na entrega que causou a degradação da mesma.

Com a mudança da administração municipal, o assunto foi levado ao Ministério Público Federal para que soluções fossem encontradas legalmente. O município então assinou um Termo de Ajustamento de Conduta entre Prefeitura e Caixa em 09/2020 e o banco, aportando recursos do município na obra, que permaneceu sob a responsabilidade da Caixa.

Ainda na mesma data, a Caixa efetuou o primeiro chamamento público para contratar empresas interessadas na conclusão da obra. Mas, infelizmente, a primeira não obteve sucesso, e na segunda, no dia 16 de abril de 2021, a empresa Torre Alta Engenharia, assinou o contrato e coube à prefeitura o maior aporte financeiro para a execução das obras, que foram retomadas no dia 14 de maio de 2021.

“Nós entendemos a necessidade desta obra e não medimos esforços desde o início para que ela fosse finalizada. A responsabilidade era da Caixa Econômica Federal, também entramos com recursos e cobranças para agilizar a entrega. Agora estamos nos preparando com afinco, para que o quanto antes as crianças sejam atendidas em período integral no local”, afirmou o até então prefeito Rafael Simões (ele deu lugar ao vice Coronel Dimas neste domingo para se candidatar a deputado federal nas eleições).

Para a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Leila de Fátima Fonseca, “com a inauguração da escola de educação infantil situada no bairro Jardim Redentor, Pouso Alegre poderá contar com mais uma unidade educacional, dando continuidade ao progresso da aprendizagem no município”, afirma.

Obras foram retomadas no dia 14 de maio de 2021 / Foto: PMPA

Sítio Escola no bairro Vale do Sol

O Sítio Escola, localizado no bairro Vale do Sol, está atendendo mais de 100 crianças em período integral. O local funciona em uma área de 20.000 m² que foi desapropriada pela Prefeitura para beneficiar a população.

“A Prefeitura ressarciu mais de R$4 milhões para que o local passasse a ser público. Nós sentimos essa necessidade ainda na pandemia e rapidamente ampliamos o atendimento educacional municipal para os alunos. Esperamos em um futuro bem próximo ampliar o número de alunos no local”, afirmou o ex-prefeito Rafael Simões.

Escola contará com complexo esportivo, espaço de dança, artes plásticas, artes cênicas, arte musical e várias outras atividade / Foto: PMPA

De acordo com a Prefeitura Municipal, o espaço dessa escola contará com complexo esportivo, espaço de dança, artes plásticas, artes cênicas, arte musical e várias outras atividades.

“O Sítio Escola se destaca por incentivar o convívio social e ainda fortalecer desde cedo para os pequenos, o contato com a natureza e a importância da preservação do meio ambiente. Sem dúvidas é uma grande conquista para o desenvolvimento da imaginação, criatividade, alegria e afetividade, gerando uma sólida aprendizagem”, destacou a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Leila de Fátima Fonseca.

Prefeitura ressarciu mais de R$4 milhões para creche / Foto: PMPA

Mais Lidas