Economia

Uma das maiores fabricantes de eletrodomésticos do mundo anuncia fábrica em Pouso Alegre

Unidade será instalada numa área de 200 mil m², às margens da rodovia Fernão Dias. Serão gerados cerca de 500 empregos diretos.

Magson Gomes / 24 março 2022
Midea Carrier - imagem reprodução

Uma das unidades da Midea Carrier no Brasil. Imagem: reprodução

Pouso Alegre, no Sul de Minas, será sede da terceira unidade fabril da Midea no Brasil. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (24/04), em entrevista coletiva na prefeitura, com a presença do prefeito Rafael Simões (União Brasil) e executivos da multinacional.

A nova fábrica será voltada para a produção de refrigeradores. Ela será implantada numa área de 200 mil m², no bairro Algodão, às margens da rodovia Fernão Dias. O terreno já foi adquirido pela empresa. A expectativa é que sejam gerados cerca de 500 empregos diretos, além do surgimento de novas vagas através da indução da cadeia de fornecedores.

A Midea é uma das maiores fabricantes de eletrodomésticos do mundo. Atualmente, a empresa, através da união com a Carrier (ar condicionados), tem duas unidades no Brasil. A fábrica de Manaus (AM) produz ar-condicionado e micro-ondas. Já a planta em Canoas (RS) é voltada para fabricação de sistema de climatização comercial.

A escolha de Pouso Alegre

De acordo com a multinacional, o Estado de Minas Gerais e a cidade de Pouso Alegre demonstraram a viabilidade do empreendimento no Sul de Minas pelos programas de atração de investimentos apresentados.

A decisão de investir em uma terceira planta para fabricação de eletrodomésticos no Brasil faz parte da estratégia da empresa de estar entre os maiores fabricantes de linha branca no mercado, “Nos últimos anos, crescemos de forma significativa nossa participação de mercado entrando em várias categorias de eletrodomésticos com produtos importados, agora chegou a hora de investir em manufatura local para continuar crescendo. Nossa meta é estar entre os três principais players do mercado em até cinco anos. Estamos muito confiantes em alcançar este objetivo”, comenta Felipe Costa, CEO da Midea Carrier.

Midea Carrier

A Midea Carrier é fruto da união de duas gigantes mundiais do mercado: a Midea, líder em produção de eletrodomésticos e a Carrier, líder em climatização e fundada pelo inventor do ar-condicionado – Willis Carrier. Em 2011, as duas empresas formaram uma joint venture para produzir e distribuir produtos no Brasil, Argentina e Chile, se tornando assim a maior fabricante de equipamentos de climatização da América Latina. São três fábricas – duas no Brasil e uma na Argentina – e mais de 3,5 mil colaboradores. Nos últimos dois anos, a Midea Carrier vendeu mais de 3 milhões de equipamentos em todo Brasil.

No Brasil, o grupo é detentor das marcas Carrier, Midea, Springer, Toshiba (direito de distribuição de ar-condicionados) e Comfee que oferecem um amplo portfólio de produtos para atender as necessidades comerciais e residenciais dos consumidores brasileiros. A empresa conta com um centro de engenharia e pesquisa, responsável pelo lançamento de novas tecnologias que tornam os produtos das marcas Midea Carrier cada vez mais inovadores, eficientes, econômicos e ambientalmente sustentáveis.

VEJA REPORTAGEM EM VÍDEO:

Mais Lidas