Notícia

Dia Mundial da Água tem doação de mudas nativas e água em Pouso Alegre

Ação realizada pela Polícia Militar do Meio Ambiente e parceiros fez doações na MG-290

Nayara Andery / 22 março 2022

Dia Mundial da Água tem doação de mudas e de água na Polícia Militar do Meio Ambiente de Pouso Alegre.

Para comemorar o Dia Mundial da Água (22/03), a Polícia Militar do Meio Ambiente de Pouso Alegre realizou ação educativa. Ao doar água e mudas de plantas nativas, o objetivo foi chamar a atenção da população para a preservação da água. A ação aconteceu de 9h30 às 11h30, em frente à sede da polícia ambiental na MG-290 em parceria com Fazenda da Esperança, Prefeitura e Copasa.

A data criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) é uma ação que a cada ano, traz um tema de relevância para a sociedade, desde 1993. Em 2022 o tema é “Águas subterrâneas: tornando o invisível visível”. A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) ressalta que os lençóis freáticos são importantes tipos de reserva que produzem 99% da água doce no planeta. No último Relatório Mundial do Desenvolvimento da Água, a ONU cita que este recurso natural é muitas vezes “mal compreendido e desvalorizado”, além de “mal gerido e abusado” e pede o uso sustentável para evitar a crise do recurso hídrico no planeta.

Em todo o mundo há 2,2 bilhões de pessoas sem acesso à água, informa a agência. A previsão é que em 2050, pelo menos 5,7 bilhões de pessoas vivam em áreas com escassez de água por pelo menos um mês por ano. Ao chamar a atenção para a importância da preservação da água, a PM ambiental realizou a doação de 150 mudas de árvores nativas e frutíferas na ação em Pouso Alegre e também de água, embalada e doada pela Copasa. As mudas foram plantadas pela Fazenda da Esperança e o órgão ambiental da prefeitura. A doação de plantas começou na terça-feira (21/03), dia da floresta e durante os dois dias foram entregues 600 mudas à população que passou pelo local.

Para o produtor rural, Luiz, de Senador José Bento, é importante preservar os mananciais. Ele aproveitou a ação do Dia Mundial da água em Pouso Alegre para ganhar as mudas de plantas nativas. “Fiz uma represa lá e ando plantando, interditei a nascente lá em cima e tenho comprado (as plantas) e eu cheguei aqui e estão doando eu falei eu preciso levar. O povo está clamando por água e o que eu mais tenho é água na minha chácara.”

A conscientização da população “sobre o que a água representa para a gente, o que a água representa para a vida na nossa terra” é o foco da ação, cita o comandante da PM ambiental, Tenente Daniel. Ele acrescenta que as ocorrências que envolvem os rios da região envolvem principalmente a degradação dos rios, a poluição. Denúncias podem ser feitas pelo telefone (35) 3429-6300. Para o comandante, a população ribeirinha, pescadores e moradores rurais são parceiros da preservação ambiental.



Mais Lidas